:

O que precisa para tirar o ASO?

Índice:

  1. O que precisa para tirar o ASO?
  2. O que é necessário para fazer o exame admissional?
  3. Como é feito o exame ASO?
  4. Qual profissional pode emitir um ASO?
  5. Qual o valor do exame ASO?
  6. Quanto tempo vale um exame admissional?
  7. Até quando pode ser feito o exame demissional?
  8. O que reprova no exame de sangue admissional?
  9. Qual a importância do ASO?
  10. Quais informações devem constar no ASO?
  11. Qual o prazo de armazenamento do ASO?
  12. Qual a abreviatura do ASO?

O que precisa para tirar o ASO?

Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é feito e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou clínico geral faça o ASO, esde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina vigente da localidade onde trabalha.

O que é necessário para fazer o exame admissional?

O exame admissional consiste em uma anamnese clínica e ocupacional do paciente (histórico da saúde do trabalhador, bem como os riscos relacionados ao trabalho aos quais já foi exposto em trabalhos anteriores), exame médico físico e mental, e a realização dos exames complementares necessários.

Como é feito o exame ASO?

O colaborador passa por um exame clínico realizado por um médico do trabalho antes de seu desligamento da empresa. São realizados procedimentos de rotina e, caso o médico julgue necessário, podem ser solicitados exames adicionais.

Qual profissional pode emitir um ASO?

O atestado ASOpode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Qual o valor do exame ASO?

O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.

Quanto tempo vale um exame admissional?

Conforme a NR7, o ASO de um exame admissional tem uma validade legal que varia conforme o grau de risco da empresa. Sendo assim, para as empresas grau de risco 1 e 2, o ASO tem a validade de 135 dias. Já para as empresas grau de risco 3 e 4, o ASO vale por apenas 90 dias.

Até quando pode ser feito o exame demissional?

A validade dos exames dependerá do grau de risco da empresa, que é definido pela NR-4. Para empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias. Caso o grau seja 3 ou 4, a validade é reduzida para 90 dias.

O que reprova no exame de sangue admissional?

Tanto a gravidez quanto doenças preexistentes, como HIV, não podem ser atestados em um exame admissional, e caso seja solicitado, o Ministério do Trabalho pode ser acionado, principalmente se for comprovado que foi excluído da vaga por conta do resultado do exame atestando uma das condições sinalizadas.

Qual a importância do ASO?

  • Qual sua importância? A emissão do ASO pode ser considerada essencial dentro de uma empresa, pois ele revela os riscos existentes na função de cada atividade laboral dentro da instituição. Desta forma, promove a saúde e o bem-estar de todos os colabores. Quando emitir?

Quais informações devem constar no ASO?

  • Também serve como um histórico médico de cada trabalhador por no mínimo 20 anos – período obrigatório de armazenamento. Quais informações devem constar no ASO. Algumas informações são obrigatórias no atestado, segundo determina a NR 07. A norma estabelece que o ASO deve conter, no mínimo, os seguintes dados: Nome completo do trabalhador

Qual o prazo de armazenamento do ASO?

  • Assim como todo prontuário dos pacientes, a lei exige que o ASO fique armazenado na Clínica de Saúde Ocupacional por, no mínimo, 20 anos, com segurança da informação. Assim, ocorrendo a troca do médico, os arquivos devem ser transferidos para o seu sucessor.

Qual a abreviatura do ASO?

  • ASO é a abreviatura para o Atestado de Saúde Ocupacional , importante documento da Medicina do Trabalho emitido pelas Clínicas de Saúde Ocupacional. Ou seja, é uma declaração médica que indica se o colaborador examinado está apto ou não para exercer suas funções dentro de um local de trabalho.