:

Como usar idem na citação?

Índice:

  1. Como usar idem na citação?
  2. Como citar um autor várias vezes?
  3. O que significa OP em uma citação?
  4. Como usar o idem ABNT?
  5. Como usar o Ibidem?
  6. Como citar idem e ibidem?
  7. Como citar o mesmo autor em parágrafos seguidos?
  8. Como citar até 3 autores?
  9. Qual é a abreviação de ibid?
  10. Quais são as citações em documentos?
  11. Qual a origem da palavra id?

Como usar idem na citação?

Já expressão IDEM é mais comum e indica a “mesma coisa”, algo repetido e você deve usá-la nas citações para fazer menção ao mesmo autor. Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor.

Como citar um autor várias vezes?

Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento.

O que significa OP em uma citação?

c) Opus citatum, ou opere citato, significa obra citada e sua abreviação é op. cit. Este termo deve ser usado para referenciar uma obra de mesmo autor já citada anteriormente, mas em caso de citações intercaladas.

Como usar o idem ABNT?

O Idem (ou id) é usado para substituir o nome do autor quando se trata de citação de diferentes obras, mas escritas pela mesma pessoa. Já o Ibidem (ou Ibid) é empregado para substituir as informações bibliográficas da citação anterior, pois se trata da mesma obra e o único elemento que varia é a página.

Como usar o Ibidem?

Ibidem: no mesmo lugar As abreviatura ibid. ou ib. são usadas para indicar na mesma obra anteriormente referida, indicando que se mantém a mesma obra do mesmo autor, ocorrendo apenas a mudança de página.

Como citar idem e ibidem?

Normalmente, idem significa o mesmo, da mesma forma, e ibidem no mesmo lugar; em notas bibliográficas, idem significa o mesmo autor, ibidem na mesma obra (ou na mesma página)".

Como citar o mesmo autor em parágrafos seguidos?

Se se tratar da mesma obra (e portanto do mesmo autor) e da mesma página, será apenas: Ibidem. Já se se quiser referenciar o mesmo autor, a mesma obra e página diferente, usando o exemplo supra: Ibidem, p.

Como citar até 3 autores?

LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Qual é a abreviação de ibid?

  • (ou Ibid., p. 49) Ibid é a abreviação de Ibidem. Idem e Ibidem. Idem também é um vocábulo latino utilizado em referências bibliográficas. Idem quer dizer "o mesmo", e é utilizado para citar o mesmo autor previamente mencionado e assim evitar repetição. Enquanto o Ibidem quer dizer no mesmo lugar, ou seja, no mesmo livro ou mesma página.

Quais são as citações em documentos?

  • Citações em documentos. Apresentação, de agosto de 2002, refere: «A primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa», e mais adiante: «As subsequentes citações da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expressões, abreviadas quando for o caso:

Qual a origem da palavra id?

  • A palavra “Idem” tem origem latina e significa “o mesmo”, “igual”, “com o mesmo significado”. No mundo acadêmico, o recurso é empregado na nota de referência para sinalizar que uma obra é do mesmo autor. Em outras palavras, o termo Idem, abreviado para Id., substitui o nome do autor no caso de citações de diferentes obras escritas pelo mesmo.