:

O que é um hematoma retroperitoneal?

Índice:

  1. O que é um hematoma retroperitoneal?
  2. O que causa a hemorragia Retroperitoneal?
  3. O que é um hematoma no intestino?
  4. Quais são os órgãos Retroperitoneais?
  5. O que é o retroperitônio?
  6. Quais são as causas de hemorragia Intra-abdominal?
  7. Quais os sinais e sintomas da presença de lesões dos órgãos abdominais?
  8. O que é uma lesão interna?
  9. Quais são os órgãos Intraperitoneais e os órgãos Retroperitoneais?

O que é um hematoma retroperitoneal?

O hematoma retroperitoneal espontâneo é formado pelo extravasamento de sangue no compartimento retroperitoneal sem ocorrência de trauma externo, manobra endourológica ou endovascular. Sua etiologia é múltipla e clinicamente manifesta-se pela tríade de dor abdominal, massa palpável, hipovolemia ou anemia.

O que causa a hemorragia Retroperitoneal?

A hemorragia retroperitoneal espontânea pode originar-se em qualquer órgão ou vaso dessa região. As causas mais frequentes de hematomas retroperitoneais espontâneos são doenças dos rins, das glândulas suprarrenais, do pâncreas, além de doenças vasculares e coagulopatias.

O que é um hematoma no intestino?

Hematoma intramural do intestino é uma entidade rara que pode ser espontânea (associada a discrasias sanguíneas, terapêutica anticoagulante ou antiagregante) ou secundária a trauma abdominal fechado por rompimento dos vasos artérias terminais no local onde estes deixam o mesentério e penetram a parede intestinal.

Quais são os órgãos Retroperitoneais?

Os rins e os ureteres são retroperitoneais desde o início do seu desenvolvimento. Já o cólon descendente, o cólon ascendente, o pâncreas e o duodeno distal são secundariamente retroperitoneais. Além desses órgãos, parte da aorta abdominal e da veia cava inferior também encontram-se no retroperitônio.

O que é o retroperitônio?

Espaço anatômico localizado atrás da cavidade abdominal. Nesse local, encontram-se alguns órgãos, como o pâncreas e os rins, além de parte do intestino.

Quais são as causas de hemorragia Intra-abdominal?

As causas da hemorragia intra-abdominal são numerosas e incluem doenças as mais variadas, como o traumatismo abdominal, a ruptura de aneurisma da aorta ou de alguma artéria visceral, as neoplasias malignas de vísceras sólidas, os pro- cessos inflamatórios erosivos (pancreatite e pseu- docisto, por exemplo) e, nas ...

Quais os sinais e sintomas da presença de lesões dos órgãos abdominais?

Sinais indicativos de lesão abdominal: fratura de costelas inferiores, equimoses, hematomas, ferimentos na parede do abdômen. A mesma energia que provoca fratura de costela, pelve, coluna faz lesão interna do abdômen.

O que é uma lesão interna?

Lesões internas são mais preocupantes que fraturas, pois podem causar a ruptura de órgãos, consequentes hemorragias e prejuízos ao sistema circulatório.

Quais são os órgãos Intraperitoneais e os órgãos Retroperitoneais?

Esses órgãos são o fígado, baço, estômago, parte superior do duodeno, jejuno, íleo, cólon transverso, cólon sigmóide e parte superior do reto. Os órgãos retroperitoneais são encontrados posterior ao peritônio, no espaço retroperitoneal, com somente sua parede anterior recoberta pelo peritônio parietal.