:

O que é um granuloma residual?

Índice:

  1. O que é um granuloma residual?
  2. Qual o tratamento para granuloma pulmonar?
  3. O que significa a palavra granuloma?
  4. O que é um granuloma de corpo estranho?
  5. O que é um granuloma calcificado no pulmão?
  6. Como tratar um granuloma de corpo estranho?
  7. Como os granulomas podem ser causados?
  8. Como são classificados os granulomas?
  9. Quais são as células envolvidas na reação granulomatosa?
  10. Como será o tratamento do granuloma piogênico?

O que é um granuloma residual?

O que é granuloma no pulmão? O granuloma é uma reação cicatricial que ocorre em diversos tipos de tecido humano, e decorre da cicatrização de infecções ou doenças inflamatórias que agrediram aquela estrutura.

Qual o tratamento para granuloma pulmonar?

As manifestações clínicas mais comuns envolvem o trato respiratório superior, pulmões e rins e as alterações encontradas nos exames de imagem são geralmente opacidades pulmonares ou nódulos múltiplos, bilaterais e, em 50% dos casos, cavitações. O tratamento é feito com corticoides e imunossupressores.

O que significa a palavra granuloma?

Pequena formação patológica, geralmente de natureza inflamatória, constituída por tecido de granulação de natureza específica ou não específica. Formação inflamatória constituída por pequenos gomos de tecido conjuntivo, rico em capilares, que se forma na superfície de uma lesão em cicatrização.

O que é um granuloma de corpo estranho?

Granuloma de tipo corpo estranho é uma a reação a um material imunologicamente inerte, que pode ser exógeno (fios de sutura, talco, fibras de algodão, metais, sílica, silicone, gotículas de óleo, etc.) ou endógeno (queratina, colesterol, fragmentos de pêlo, microcristais de urato no tofo gotoso).

O que é um granuloma calcificado no pulmão?

Nada mais é que um processo cicatricial. Em algum momento da vida você teve uma inflamação/infeccção nos pulmões, que foi resolvida, porém ficou cicatrizado (e se manifesta para o radiologista como um granuloma calcificado na tomografia).

Como tratar um granuloma de corpo estranho?

Outras opções médicas usadas para tratar granulomas de corpo estranho incluem:

  1. Colchicina.
  2. Alopurinol.
  3. Ascomicina.
  4. Isotretinoína.

Como os granulomas podem ser causados?

  • Os granulomas - que são popularmente conhecidos como cistos ou tumores - podem ser causados a partir de infecções provenientes das seguintes doenças: tuberculose; hanseníase (lepra); sífilis; histoplasmose; esquistossomose; entre outras. Também pode ser o sintoma de uma doença não-infecciosa,...

Como são classificados os granulomas?

  • Os granulomas também são classificados de acordo com características anatômicas e morfológicas, além da sua etiologia (a causa do progresso) e a patogenia (os mecanismos que originaram esses grânulos).

Quais são as células envolvidas na reação granulomatosa?

  • As principais células que estão envolvidas na reação granulomatosa são os leucócitos mononucleares, como os linfócitos e macrófagos; podem ter também eosinófilos dependendo de qual for o agente etiológico.

Como será o tratamento do granuloma piogênico?

  • O tratamento será desenvolvido a partir da descoberta das causas que proporcionaram a formação do granuloma. No caso do granuloma piogênico, este pode ser tratado com cauterização química ou por eletrocoagulação, quando as lesões são maiores. Data de atualização: 17.