:

O que é co-herdeiro Direito Civil?

Índice:

  1. O que é co-herdeiro Direito Civil?
  2. Qual o tipo de herdeiro?
  3. Qual o significado de co-herdeiro?
  4. Por que o herdeiro é sucessor?
  5. Qual o valor da venda entre os herdeiros?

O que é co-herdeiro Direito Civil?

É a hipótese em que se configura a cessão de herança, gratuita ou onerosa, consistindo na transferência que o herdeiro, legítimo ou testamentário, faz a outrem de todo o quinhão hereditário ou de parte dele, que lhe compete após a abertura de sucessão.

Qual o tipo de herdeiro?

  • Herdeiro é aquele que recebe a totalidade ou uma parte do patrimônio de alguém que faleceu. Há 2 tipos de herdeiros, segundo o Código Civil em suas disposições gerais sobre o Direito das Sucessões: Herdeiros legítimos ou necessários: descendentes, ascendentes, cônjuge sobrevivente, colaterais.

Qual o significado de co-herdeiro?

  • Significado de Co-herdeiro. n.m. 1. Pessoa que herda em conjunto com outrem; indivíduo que aceita uma herança juntamente com outro ou outros herdeiros: ele descobriu ser co-herdeiro daquela grande fortuna.

Por que o herdeiro é sucessor?

  • O herdeiro é sucessor a título universal; recebe patrimônio ou quota-parte de patrimônio. Já o legatário é sucessor a título singular; recebe coisa certa e determinada; 2. O herdeiro é figura comum à sucessão legítima e à testamentária, enquanto o legatário é peculiar à testamentária.

Qual o valor da venda entre os herdeiros?

  • Por força de lei, os herdeiros têm preferência para comprar as partes dos demais, pelo preço da avaliação. Caso nenhum se interesse, pode haver um leilão para a venda. Alienado o imóvel, será feita a divisão do valor da venda entre os herdeiros.