:

O que é acessibilidade?

Índice:

  1. O que é acessibilidade?
  2. O que é a falta de acessibilidade?
  3. O que é acessibilidade para deficientes visuais?
  4. O que são medidas de acessibilidade?
  5. O que é acessibilidade e qual a sua importância?
  6. Qual o objetivo da acessibilidade para a pessoa com deficiência?
  7. O que a falta de acessibilidade nas empresas pode ocasionar?
  8. Porque a falta de acessibilidade afeta a vida das pessoas?
  9. Quais as adaptações para deficientes visuais?
  10. Quais são as adaptações que auxiliam os deficientes visuais?
  11. Qual o direito à acessibilidade?
  12. Por que a falta de acessibilidade acontece nesse exato momento?
  13. Qual a acessibilidade das pessoas com deficiência?
  14. Qual a legislação de acessibilidade?

O que é acessibilidade?

O conceito de acessibilidade é descrito na legislação brasileira como a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com ...

O que é a falta de acessibilidade?

Em uma cidade em que cerca de 97 mil pessoas apresentam algum tipo de restrição física, falar de acessibilidade é essencial. Dentre essas, 28 mil pessoas possuem mobilidade reduzida, o que corresponde a 7% do total.

O que é acessibilidade para deficientes visuais?

"É a possibilidade e condição de alcance e entendimento, para a utilização de segurança e autonomia, de edificações, espaços mobiliário e equipamentos urbanos".

O que são medidas de acessibilidade?

Acessibilidade é um conjunto de medidas voltadas a garantir que haja a possibilidade de acesso para pessoas que possuam necessidades especiais.

O que é acessibilidade e qual a sua importância?

A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes que uma pessoa sem necessidade especial, seja por espaços projetados já com esse objetivo ou ainda espaços ...

Qual o objetivo da acessibilidade para a pessoa com deficiência?

[...] o objetivo da acessibilidade é proporcionar a todos um ganho de autonomia e mobilidade, principalmente àquelas pessoas que tem sua mobilidade reduzida ou dificuldade de comunicação, para que possam usufruir dos espaços e das relações com mais segurança, confiança e comodidade.

O que a falta de acessibilidade nas empresas pode ocasionar?

A falta de acessibilidade nas empresas faz perder clientes que precisam entrar e sair dos espaços. Imagine elaborar propostas para um potencial cliente e descobrir que ele precisa de acessibilidade e você não poderá atendê-lo porque a empresa não é adaptada. Isso será ruim tanto para você, quanto para ele.

Porque a falta de acessibilidade afeta a vida das pessoas?

Exemplo claro é o direito ao trabalho, visto que sem acessibilidade nos transportes a pessoa com deficiência física dificilmente chegará ao seu local de labor. Percebe-se, portanto, a grande importância da acessibilidade na vida das pessoas com deficiência, tendo em vista que sem ela não há acesso aos demais direitos.

Quais as adaptações para deficientes visuais?

Dentre as adaptações necessárias, podemos citar: Piso tátil de alerta e direcional: o piso tátil de alerta, como o próprio nome já deixa claro, tem como função “alertar” sobre obstáculos no caminho ou mesmo mudanças de direção. É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo.

Quais são as adaptações que auxiliam os deficientes visuais?

Para orientar pessoas com deficiência visual é importante também colocar os pisos táteis de alerta e direcional. Desta forma, você dá autonomia e segurança para que essas pessoas possam circular pela cidade. Este é o piso que direciona as pessoas com deficiência visual.

Qual o direito à acessibilidade?

  • O direito à acessibilidade vem promovendo, através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços. Essa construções constitui em rampas, a adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação.

Por que a falta de acessibilidade acontece nesse exato momento?

  • A falta de acessibilidade está acontecendo nesse exato momento. Acontece quando um cadeirante deseja fazer uma compra, mas a loja não possui rampa de acesso. Acontece quando uma pessoa cega vai a um restaurante e ele não tem cardápio em braile.

Qual a acessibilidade das pessoas com deficiência?

  • Pois é, a luta das pessoas com deficiência por mais acessibilidade e inclusão é um desafio constante, mesmo com a existência de diversas leis de acessibilidade que servem como base para essa batalha. Mas acessibilidade é mesmo lei? Sim, é!

Qual a legislação de acessibilidade?

  • A LBI é uma das leis de acessibilidade mais amplas da nossa constituição atualmente, e ela pode ser dividida em três grandes partes: Tratar dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, como educação, transporte e saúde. E tratar da punição a quem descumpre esse pontos.