:

Qual é o conceito de estratosfera?

Índice:

  1. Qual é o conceito de estratosfera?
  2. Qual é a função da estratosfera?
  3. Como a estratosfera é formada?
  4. Que é a chamada camada de ozônio?
  5. Em qual camada ficam as nuvens?
  6. Qual é a temperatura na estratosfera?
  7. Qual é a função da exosfera?
  8. Qual é a função da camada de ozônio?
  9. Onde se inicia a estratosfera?
  10. Como é formada a mesosfera?
  11. Qual a temperatura da estratosfera?
  12. Qual a diferença entre a estratosfera e a mesosfera?
  13. Qual a temperatura da ionosfera?
  14. Qual a diferença entre Jato e estratopausa?

Qual é o conceito de estratosfera?

[ Geologia ] Parte da atmosfera entre a troposfera e a mesosfera, situada aproximadamente entre os 10 e os 50 km de altitude e em que a temperatura é sensivelmente constante.

Qual é a função da estratosfera?

Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.

Como a estratosfera é formada?

A estratosfera concentra 19% dos gases da atmosfera, ela é a segunda camada mais próxima da Terra. Como característica, ela possui pouco vapor d'água em sua composição e quase não apresenta nuvens. A estratosfera é rica em gás ozônio e pobre em gás oxigênio. ...

Que é a chamada camada de ozônio?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.

Em qual camada ficam as nuvens?

Troposfera Troposfera. A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam.

Qual é a temperatura na estratosfera?

Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima.

Qual é a função da exosfera?

A Exosfera é a camada mais externa da atmosfera, situada acima da termosfera. ... Apesar da elevada temperatura, não há perigo de uma nave ou satélite sofrer aquecimento, já que a atmosfera a esta altitude é extremamente rarefeita, o que faz com que a troca de calor seja muito pequena.

Qual é a função da camada de ozônio?

Qual a importância do ozônio para os seres vivos e para o meio ambiente? Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.

Onde se inicia a estratosfera?

A estratosfera caracteriza-se pelos movimentos de ar em sentido horizontal, tem sua base situada entre 7 e 17 km da superfície e seu topo, aproximadamente a 50 km de altitude, sendo a segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera.

Como é formada a mesosfera?

A mesosfera é uma região extremante fria com temperaturas que variam de -10 a -100°C. ... Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. Com a altitude, os gases da mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos, inclusive o oxigênio.

Qual a temperatura da estratosfera?

  • A estratosfera caracteriza-se pelos movimentos de ar em sentido horizontal, tem sua base situada entre 7 e 17 km da superfície e seu topo, aproximadamente a 50 km de altitude, sendo a segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera. A temperatura aumenta com a altura (de -50 a 10 °C).

Qual a diferença entre a estratosfera e a mesosfera?

  • O ônibus especial Endeavour entre a estratosfera e a mesosfera. A estratosfera caracteriza-se pelos movimentos de ar em sentido horizontal, tem sua base situada entre 7 e 17 km da superfície e seu topo, aproximadamente a 50 km de altitude, sendo a segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera.

Qual a temperatura da ionosfera?

  • Ionosfera – Prolonga-se da mesosfera até cerca de 600 km. O ar é muito rarefeito e carregado de íons (partículas eletrizadas que têm a propriedade de refletir as ondas de rádio e TVs). É nessa camada que os meteoros (estrelas cadentes) se desintegram. A temperatura pode atingir até 1000°C na parte superior.

Qual a diferença entre Jato e estratopausa?

  • Apresenta pequena concentração de vapor de água e temperatura constante próximo à região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jato circulam na estratosfera porque esta é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).