:

O que é um fator etiológico?

Índice:

  1. O que é um fator etiológico?
  2. O que se entende por etiologia?
  3. O que é Etiolgia?
  4. Qual o principal fator etiológico da doença periodontal?
  5. Por que algumas lesões são chamadas de idiopáticas?
  6. Qual é o termo etiológico?
  7. Como é utilizada a etiologia?
  8. Qual o significado do agente etiológico?
  9. Por que não se falar em etiologia?

O que é um fator etiológico?

O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.

O que se entende por etiologia?

1) Etiologia: estuda as causa das doenças. 2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença. 3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos.

O que é Etiolgia?

[Por Extensão] A origem ou razão de alguma coisa. Etimologia (origem da palavra etiologia). Etio + logia.

Qual o principal fator etiológico da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Por que algumas lesões são chamadas de idiopáticas?

Para a maioria das condições médicas, uma ou mais causas são conhecidas, mas em certa percentagem de pessoas afetadas pela doença, a causa pode não estar aparente ou ser caracterizada. Nesses casos, a origem da doença é dita "idiopática".

Qual é o termo etiológico?

  • "Mito etiológico" é o termo usado na antropologia para os mitos que descrevem o surgimento de algo. Exemplo: o fogo foi encarcerado pelo demiurgo no interior de determinada madeira; a produção do fogo por fricção seria portanto, apenas o desvelamento, a reconstituição de um ato primordial.

Como é utilizada a etiologia?

  • Em outras áreas do conhecimento, a etiologia é utilizada para explicar o surgimento de algo, seja um costume, uma tradição ou um ritual específico. A antropologia, por exemplo, se ocupa em traçar uma cronologia sobre como se iniciaram alguns dos costumes típicos de algumas sociedades contemporâneas ou já extintas.

Qual o significado do agente etiológico?

  • Saiba mais sobre o significado de agente etiológico. Em outras áreas do conhecimento, a etiologia é utilizada para explicar o surgimento de algo, seja um costume, uma tradição ou um ritual específico.

Por que não se falar em etiologia?

  • Não há que se falar em "etiologia" como termo restritivo de uma ciência isoladamente. A biologia, a criminologia, a psicologia, a medicina e várias outras ciências possuem, em seu campo de actuação, a presença de conhecimento etiológico, visando à busca das causas que deram origem ao seu objecto de estudo.