:

O que é convolação da penhora?

Índice:

  1. O que é convolação da penhora?
  2. O que quer dizer a palavra Convolo?
  3. O que significa Convolação no direito?
  4. O que é o artigo 884?
  5. O que significa convolação em um processo?
  6. Quando ocorre a convolação E porquê?
  7. Quando Cabe embargos à execução trabalhista?
  8. O que pode ser discutido em embargos à execução trabalhista?
  9. Qual a diferença entre penhora e penhora?
  10. Por que a penhora é válida?
  11. Quando pode ser feita a penhora de bens?
  12. Como se processa a penhora?

O que é convolação da penhora?

Tal expressão é proveniente do verbo CONVOLAR, que significa modificar ou substituir. A convolação da penhora verifica-se quando ela incide sobre um objeto que substitui o seu objeto inicial. ... A penhora convola-se numa penhora sobre esses créditos ou sobre aquelas garantias. O carro estava penhorado.

O que quer dizer a palavra Convolo?

1. [ Jurídico, Jurisprudência ] Contrair voluntariamente compromissos (que implicam mudança de estado, de foro, etc.). 2. Mudar de partido ou de ideias .

O que significa Convolação no direito?

Convolação, em direito, consiste em se passar de um estado civil para outro. Portanto, a convolação da recuperação judicial em falência consiste na rejeição da primeira para o estado de falência, pelos motivos expressos na lei.

O que é o artigo 884?

884 da CLT que diz: “Garantida a execução ou penhora os bens, terá o executado 30 (trinta) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação.

O que significa convolação em um processo?

1. [ Jurídico, Jurisprudência ] Contrair voluntariamente compromissos (que implicam mudança de estado, de foro, etc.). 2. Mudar de partido ou de ideias .

Quando ocorre a convolação E porquê?

A convolação acontece em quatro principais hipóteses: A pedido da assembleia-geral de credores, na qual o voto de cada credor tem o peso de seus créditos. Quando a empresa não apresenta o plano de recuperação em 60 dias, a contar da publicação decisão do juiz que aceitou processar a recuperação judicial.

Quando Cabe embargos à execução trabalhista?

As hipóteses de cabimento dos embargos à execução estão dispostas na redação do artigo 884 da CLT e seus parágrafos, sendo cabível no prazo de 5 dias a contar da data em que o juízo foi garantido, cabendo igual prazo à parte contrária para apresentar impugnação.

O que pode ser discutido em embargos à execução trabalhista?

Os embargos podem ter alegações que versam sobre cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida, sendo permitido também arrolar testemunhas, que, caso o juiz considere necessário, será marcada audiência. O exequente terá prazo igual para apresentar sua impugnação.

Qual a diferença entre penhora e penhora?

  • Apesar de serem muito semelhantes na sua escrita, existe uma diferença significativa entre penhor e penhora. O penhor é uma garantia (seja espontânea ou por requisição legal) que é dada pelo devedor ao credor. Por outro lado, a penhora consiste em um ato judicial, onde os bens do devedor são apreendidos até que a dívida seja quitada.

Por que a penhora é válida?

  • Bens imprescindíveis a qualquer economia doméstica que se encontrem na casa de habitação efetiva do executado (por exemplo, cama, mesa, cadeiras). No entanto, e nos dois últimos casos, a penhora é válida se for motivada pelo não pagamento da aquisição ou reparação destes artigos.

Quando pode ser feita a penhora de bens?

  • Quando a penhora de bens tem lugar na casa onde habita o executado, só pode ser feita entre as 7h00 e as 21h00. Se o visado não autorizar a entrada, o agente de execução pode pedir ao juiz que requisite a presença da polícia, que tem poder para arrombar a porta.

Como se processa a penhora?

  • A forma como se processa a penhora varia consoante os bens. Vejamos, então, alguns casos: O agente de execução comunica, por via eletrónica, com o banco ou bancos onde o credor tem conta, notificando-os de que o saldo ou quota-parte do executado fica bloqueado a partir dessa data.