:

O que são bens passíveis de constrição?

Índice:

  1. O que são bens passíveis de constrição?
  2. O que são atos de constrição e expropriação?
  3. Quais os meios de penhora?
  4. Quais são os atos de expropriação previstos no CPC?
  5. Quando o executado não tem bens para penhora?
  6. Quando não se encontra bens a penhora O que fazer?
  7. Como localizar bens passíveis de penhora?
  8. Quando cabe à penhora?

O que são bens passíveis de constrição?

Os móveis, pertences e utilidades domésticas que se encontram na residência do executado e possuem elevado valor são passíveis de penhora. Nesse caso, entram bens como lustres e tapetes.

O que são atos de constrição e expropriação?

O presente arrazoado soma-se aos inúmeros que já promoveram a análise dos dispositivos legais advindos da Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e das sociedades empresárias.

Quais os meios de penhora?

Penhora sobre salário (requerer intimação do empregador); Penhora de direitos sobre bem móvel ou imóvel - quando bem for financiado ou consorciado (requerer intimação da financiadora). Penhora no rosto dos autos - quando devedor possui créditos para receber em outro processo, o credor pode penhorá-los.

Quais são os atos de expropriação previstos no CPC?

É a modalidade de desapropriação forçada por lei. Consiste no ato de privar o proprietário da coisa que lhe pertence, como das glebas de terra onde são cultivadas plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo.

Quando o executado não tem bens para penhora?

Não encontrando nenhum bem, o devedor poderá, a requerimento do credor, ser declarado insolvente. Segundo o Código de Processo Civil, a insolvência se caracteriza toda vez que as dívidas excederem a importância dos bens do devedor.

Quando não se encontra bens a penhora O que fazer?

Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.

Como localizar bens passíveis de penhora?

É possível realizar a localização de bens de um devedor para penhora através do CPF/CNPJ. Com esses dados é possível localizar bens moveis e imoveis em base de dados dos cartórios registrados no estado. Com essa busca é possível localizar qualquer registro de adquiridos ou transmitidos desde de 1º de janeiro de 1975.

Quando cabe à penhora?

839 do CPC, “considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia”. Assim pode-se dizer que a penhora ocorre no momento da apreensão do bem, com a posterior entrega destes ao depositário judicial.