:

O que causa Linfonodomegalia?

Índice:

  1. O que causa Linfonodomegalia?
  2. Quais são as características do linfonodo?
  3. Por que o aumento dos gânglios linfáticos pode causar preocupação?
  4. Quando fazer a biópsia do gânglio?
  5. Por que os gânglios são aumentados?

O que causa Linfonodomegalia?

O que causa a linfonodomegalia? Como os linfonodos atuam nas defesas do organismo, quando aumentam muito de tamanho indicam a existência de alguma doença. As mais frequentes são infecções, alergias, inflamações, doenças reumáticas e câncer.

Quais são as características do linfonodo?

  • Características do linfonodo: primeiramente verificar se trata-se mesmo de um linfonodo, pois existem outras estruturas que podem ser confundidas com linfonodomegalia, como uma glândula parótida aumentada, lipomas, cistos branquiais, abscessos e tumores.

Por que o aumento dos gânglios linfáticos pode causar preocupação?

  • Após essa avaliação, o médico pode recomendar algum tratamento, caso suspeite de uma situação leve, como infecção, ou pedir exames, se desconfiar de algum problema mais grave. Apesar do aumento dos gânglios linfáticos poder causar preocupação, o mais normal é que não seja um sinal grave, especialmente se o tamanho for menor que 1 cm.

Quando fazer a biópsia do gânglio?

  • Normalmente é indicado fazer biópsia quando o gânglio tem mais de 2 cm, localizado no tórax, que persiste por mais de 4 a 6 semanas e de crescimento lento. O aumento dos gânglios linfáticos do pescoço, da axila ou da virilha, na criança, deve ser sempre investigados pelo pediatra.

Por que os gânglios são aumentados?

  • Na maioria dos casos, os gânglios aumentados são em resposta a alguma infecção. Algumas possíveis causas desse aumento podem ser: Doenças infecciosas: infecção das vias aéreas superiores, Leishmaniose, mononucleose, rubéola, sífilis, toxoplasmose, tuberculose, doença da arranhadura do gato, Hanseníase, herpes simplex, hepatite, HIV;