:

O que quer dizer categoria 2 na mamografia?

Índice:

  1. O que quer dizer categoria 2 na mamografia?
  2. O que significa categoria 2 na mamografia?
  3. O que significa achados benignos calcificações tipicamente benignas?
  4. O que significa categoria na mamografia?
  5. Quais são os achados da mamografia?
  6. Qual a possibilidade de benignidade da mamografia?
  7. Quando a mamografia não é recomendada?
  8. Quais são as vantagens da mamografia convencional?

O que quer dizer categoria 2 na mamografia?

A categoria 2 significa que foi identificada alguma alteração na mamografia, mas que a lesão é benigna, podendo ser: cistos, calcificações, alterações associadas a implantes de silicone ou ainda, após tratamentos e cirurgias.

O que significa categoria 2 na mamografia?

Categoria 2: mamografia negativa, com achados benignos. Em relação ao achado de câncer, se assemelha a classificação BI-RADS® 1, mas neste caso, o radiologista opta por descrever achados benignos característicos, cujo grau de precisão de diagnóstico através da mamografia é grande.

O que significa achados benignos calcificações tipicamente benignas?

Calcificações tipicamente benignas – correspondem à presença de grandes calcificações (macrocalcificações), calcificações na pele, calcificações na região de cicatrizes e em fios de sutura nos casos de cirurgias mamárias prévias – recebem a nota 2 da classificação BI-RADS (Breast Imaging Reporting And Data System) e ...

O que significa categoria na mamografia?

Conduta: estudo complementar. Categoria 1: significa mamografia negativa, ou seja, mamas simétricas, sem massas, distorções de arquitetura ou calcificações suspeitas. Conduta: controle mamográfico periódico anual em pacientes acima de 40 anos. Categoria 2: mamografia negativa, com achados benignos.

Quais são os achados da mamografia?

  • Após a análise e interpretação dos achados da mamografia, além da comparação com seus exames anteriores, o radiologista faz a sua impressão final, onde é descrita a categorização dos achados. Existem sete categorias pelo sistema interpretação do BI-RADS® (0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6) e cada um implica em uma recomendação de conduta (quadro 1).

Qual a possibilidade de benignidade da mamografia?

  • A categoria 2 da mamografia inclui achados que são tipicamente benignos, mas que devem ser mencionados, tais como cistos, alterações pós-cirúrgicas ou relacionadas ao tratamento prévio e implantes. A possibilidade de benignidade também é de 100%.

Quando a mamografia não é recomendada?

  • Quando a mamografia não é indicada. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia.

Quais são as vantagens da mamografia convencional?

  • Tem muitas vantagens em relação à mamografia convencional, sendo a principal que a imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada eletronicamente. Além disso, permite ao radiologista ajustar as imagens, no próprio monitor da estação de trabalho, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la.