:

O que é o ASO para que serve?

Índice:

  1. O que é o ASO para que serve?
  2. O que significa a sigla ASO?
  3. O que é feito no exame ASO?
  4. Quando se faz o ASO?
  5. Qual a importância do Atestado de Saúde Ocupacional?
  6. Quanto custa um atestado de saúde ocupacional?
  7. Quem é responsável pelo ASO?
  8. Como fazer um ASO?
  9. O que é Aso em quantas vias deve ser emitida?
  10. Qual a função do ASO?
  11. Como o ASO deve ser emitido?
  12. Qual a segunda via do ASO?
  13. Quais são os significados de Aco?

O que é o ASO para que serve?

Em primeiro lugar, ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.

O que significa a sigla ASO?

A sigla ASO diz respeito ao Atestado de Saúde Ocupacional. Trata-se, essencialmente, de uma declaração médica para indicar se o funcionário examinado estaria apto ou não para seus bons serviços e funções dentro do local de trabalho.

O que é feito no exame ASO?

ASO ou Atestado de Saúde Ocupacional é um documento feito a partir de uma avaliação médica do funcionário. Nele, verifica o estado de saúde do trabalhador e constata se ele está apto ou não para cumprir com as suas atividades na empresa.

Quando se faz o ASO?

O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é o documento emitido para dizer se um funcionário está apto ou não a executar as funções do dia a dia para as quais foi contratado por uma empresa. Assim, o ASO segue as determinações da Norma Regulamentadora 7 (NR 7), que dita as regras sobre o PCMSO.

Qual a importância do Atestado de Saúde Ocupacional?

Ou seja, o ASO serve para avaliar se a saúde do colaborador está de acordo com a exposição ao risco das atividades que deverá exercer, e também para a gestão da segurança do trabalho como um todo.

Quanto custa um atestado de saúde ocupacional?

O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.

Quem é responsável pelo ASO?

Quem pode emitir o Atestado ASO? O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Como fazer um ASO?

O ASO deverá conter, no mínimo: a) Nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função; Segundo a Instrução Técnica Na identificação do trabalhador poderá ser usado o número da identidade ou da carteira de trabalho. A função poderá ser completada pelo setor em que o empregado trabalha.

O que é Aso em quantas vias deve ser emitida?

Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias. 7.4.4.1. A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho.

Qual a função do ASO?

  • A função do ASO é identificar se o funcionário está inapto ou apto a realizar suas funções dentro da empresa. Um medico do trabalho é que geralmente faz essa avaliação. O médico emitirá o ASO em duas vias após cada exame realizado. À disposição da fiscalização do trabalho, a primeira via ficará arquivada no local de trabalho.

Como o ASO deve ser emitido?

  • O ASO deve ser emitido em quantas vias? Serve tanto para o diagnóstico de males dos mais variados tipos, como para o desenvolvimento de práticas preventivas baseadas nas enfermidades encontradas, e para a gestão de segurança do trabalho como um todo.

Qual a segunda via do ASO?

  • NR 7.4.4.1. A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho. NR 7.4.4.2. A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

Quais são os significados de Aco?

  • A lista completa de definições é mostrada na tabela abaixo em ordem alfabética. A imagem a seguir apresenta os significados mais utilizados de ACO.