:

O que é um ser transcendental?

Índice:

  1. O que é um ser transcendental?
  2. O que é um Deus transcendente?
  3. O que é transcendental sinônimo?
  4. O que é uma experiência transcendental?
  5. O que é uma mulher transcendente?
  6. O que é metafísico definição?
  7. O que é o Deus imanente?
  8. O que Deus imanente?
  9. Quais os Antonimos da Palavra transcendente?
  10. Qual a diferença entre transcendente e transcendental?
  11. Quem é transcendente ou transcendental?
  12. Quais são os exemplos básicos de transcendental?
  13. Por que a transcendência se opõe ao transcendental?
  14. Qual o papel do conhecimento transcendental?

O que é um ser transcendental?

adjetivo Capaz de transcender, que transcende, ultrapassa ou excede, indo além do normal; transcendente. [Filosofia] Que pertence à razão pura, a priori, anteriormente a qualquer experiência, e que constitui uma condição prévia dessa experiência: segundo Kant, o espaço e o tempo são dois conceitos transcendentais.

O que é um Deus transcendente?

Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude. ...

O que é transcendental sinônimo?

1 transcendental, metafísico. Que está acima do normal: 2 superior, sublime, excelente: excelso, elevado, magnífico, melhor, maior, extraordinário, divino, nobre.

O que é uma experiência transcendental?

No acto originário de presença a si mesmo, o ser humano descobre-se es- truturalmente aberto ao todo da realidade. Esta abertura, de horizonte infinito, ao ser em geral é que se chama 'experiência transcendental'. O adjectivo usado nesta expressão tem um duplo significado.

O que é uma mulher transcendente?

1. Que excele em seu gênero; superior: espírito transcendente.

O que é metafísico definição?

Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.

O que é o Deus imanente?

Na teologia e metafísica, sustenta que o divino ou Absoluto abrange ou se manifesta no mundo material, e imanentismo é o termo usado para se referir à noção de que Deus ou uma mente ou espírito abstrato pervade o mundo.

O que Deus imanente?

Deus imanente é aquele que pode ser encontrado dentro de sua criação. Quando supomos que Deus criou o mundo e se encontra presente nele, ele é imanente. Agora, se ele criou o mundo e está acima dele, e ele é superior a sua criação, o Deus é transcendente.

Quais os Antonimos da Palavra transcendente?

O contrário de transcendente é: 1. inerente, imanente, concreto, material, físico, elementar.

Qual a diferença entre transcendente e transcendental?

O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas. ... Na filosofia é uma referência ao conhecimento ou estudo além do que é comum. Kant falava sobre a consciência transcendental, que relaciona o conhecimento com a observação empírica.

Quem é transcendente ou transcendental?

  • Transcendência, transcendente ou transcendental pode referir-se a: Idealismo transcendental — doutrina fundada pelo filósofo Immanuel Kant Número transcendente — qualquer número real ou complexo que não é a raiz de nenhuma equação polinomial com coeficientes inteiros

Quais são os exemplos básicos de transcendental?

  • Os exemplos básicos de transcendental estão presentes ( insígnia) nas características designadas transcendentais de unidade, verdade, e bondade . Na filosofia moderna e atual, Kant deu, a transcendental, um novo significado em sua teoria do conhecimento, preocupado com as possibilidades condicionais do próprio conhecimento.

Por que a transcendência se opõe ao transcendental?

  • Para Kant, a "transcendência" se opõe ao " transcendental ", é o que jaz além da nossa capacidade de conhecimento legitimamente conhecido. A contra-argumentação de Hegel a Kant foi que, para conhecer a fronteira e estar consciente de que ela é a fronteira, nós já transcendemos a ela.

Qual o papel do conhecimento transcendental?

  • Isto é, algo é transcendental se tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível, a nós, experimentá-los como objetos em primeiro lugar. Normalmente, conhecimento é o saber sobre um objeto; conhecimento transcendental é o saber sobre como é possível, para nós, experimentarmos estes objetos como objetos.