:

O que significa a expressão taxativa?

Índice:

  1. O que significa a expressão taxativa?
  2. O que é taxativo sinônimo?
  3. O que é um direito taxativo?
  4. O que é Sinta-se?
  5. Como saber se um artigo é taxativo ou exemplificativo?
  6. Como identificar um rol?
  7. O que é uma declaração categórica?

O que significa a expressão taxativa?

Significado de Taxativo Que não admite contestação, resposta ou objeção; categórico: argumento taxativo; ele foi taxativo ao confirmar suas propostas.

O que é taxativo sinônimo?

10 sinônimos de taxativo para 4 sentidos da palavra taxativo: 1 restrito, limitado, estrito. 2 categórico, terminante, decisivo.

O que é um direito taxativo?

Taxativo: O rol taxativo, também chamado de rol exaustivo, estabelece uma lista determinada, não dando margem a outras interpretações.

O que é Sinta-se?

1. Perceber por um dos sentidos; ter como sensação. 3. Ser sensível a; ser impressionado por.

Como saber se um artigo é taxativo ou exemplificativo?

Para identificar este tipo de lista, você deve observar o texto do artigo da lei. Em regra, os róis exemplificativos trazem expressões como: "dentre outros"; "demais hipóteses previstas em lei"; "a lei poderá" etc. Os róis taxativos não trazem estas expressões.

Como identificar um rol?

Rol significa enumeração, ou seja, elenco, catálogo, listagem, relação, tabela, etc. A constituição, as leis e os demais atos normativos possuem róis taxativos e exemplificativos (ou não-taxativos). Um rol taxativo, estabelece uma lista de forma que não haja margem para interpretações.

O que é uma declaração categórica?

Na lógica, uma proposição categórica, ou afirmação categórica, é uma proposição que afirma ou nega que todos ou alguns dos membros de uma categoria (o termo sujeito) estão incluídos em outro (o termo predicado).