:

O que significa semântica na língua portuguesa?

Índice:

  1. O que significa semântica na língua portuguesa?
  2. O que é uma marca linguística?
  3. Qual é a semântica?
  4. Quais são as propriedades da semântica?
  5. Qual a semântica descritiva?
  6. Como garantir o melhor resultado da semântica?

O que significa semântica na língua portuguesa?

Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. A semântica está dividida em: descritiva ou sincrônica – a que estuda o sentido atual das palavras e em histórica ou diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço.

O que é uma marca linguística?

Marcas linguísticas são os termos (as palavras) que fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Exemplo: «Este vai ser o meu próximo empreendimento: "sombra e água fresca".»

Qual é a semântica?

  • Semânticaé um ramo da linguística que estuda o significado das palavras,frases e textos de uma língua. A semânticaestá dividida em:descritiva ou sincrônica – a que estuda o sentido atual das palavras e emhistórica ou diacrônica- a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço.

Quais são as propriedades da semântica?

  • A semântica estuda também a denotação e a conotação das palavras: Denotação – é a propriedade que possui uma palavra de limitar-se a seu próprio conceito, de trazer apenas o significado original. Ex.: As estrelas do céu. Vesti-me de vermelho. O fogo do isqueiro.

Qual a semântica descritiva?

  • A semântica está dividida em: descritiva ou sincrônica – a que estuda o sentido atual das palavras e em histórica ou diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço. A semântica descritiva estuda o significado das palavras e também as figuras de linguagem.

Como garantir o melhor resultado da semântica?

  • Então, para garantir o melhor resultado possível do ponto de vista semântico, certifique-se de que suas redações não deixam espaço para que a polissemia cause confusão. É isso que vai garantir que elas são compreensíveis e lhe renderá um ótimo feedback de revisores e clientes. De certa forma, a semântica é intrinsecamente conectada à semiótica.