adplus-dvertising
:

O que é fator de von Willebrand quais suas funções?

Índice:

  1. O que é fator de von Willebrand quais suas funções?
  2. O que é fator de ristocetina?
  3. Quem produz o fator de von Willebrand?
  4. Como é feito o diagnóstico da doença de von Willebrand?
  5. Quais as consequências para um indivíduo que nasce com deficiência do fator de von Willebrand?
  6. Como ocorre a doença de von Willebrand?
  7. Qual o número do fator de von Willebrand?
  8. Onde se localiza o fator de von Willebrand?
  9. Onde é produzido o fator VIII?
  10. Quais os testes laboratoriais utilizados para o diagnóstico da doença de von Willebrand?
  11. Quando ocorre a trombocitopenia?
  12. Por que a trombocitopenia pode causar hemorragia interna?
  13. Quais são os medicamentos mais usados para a trombocitopenia?
  14. Como lidar com trombocitopenia?

O que é fator de von Willebrand quais suas funções?

O fator de von Willebrand promove a fase de adesão plaquetária da hemostasia por meio da ligação com um receptor na superfície da membrana das plaquetas (glicoproteína Ib/IX), ligando assim as plaquetas à parede do vaso. O FVW também é necessário para manter os níveis normais do fator VIII plasmático.

O que é fator de ristocetina?

- O teste de atividade do co-fator da ristocetina avalia a função da interação do antígeno do fator de von Willebrand (vWF) com as plaquetas, permitindo que este induza a aglutinação plaquetária na presença do antibiótico ristocetina.

Quem produz o fator de von Willebrand?

O fator de von Willebrand circula no plasma sanguíneo em uma concentração aproximada de 10 mg/ml. Ele é sintetizado por células endoteliais e megacariócitos.

Como é feito o diagnóstico da doença de von Willebrand?

Diagnóstico. O diagnóstico baseia na história clínica e nos exames laboratoriais em que vários ensaios (cofator da ristocetina, antígeno do fvW, agregação plaquetária induzida pela ristocetina, etc) são necessários para confirmação e classificação do diagnóstico de von Willebrand.

Quais as consequências para um indivíduo que nasce com deficiência do fator de von Willebrand?

Quando o fator de von Willebrand está faltando ou é defeituoso, as plaquetas não conseguem aderir às paredes dos vasos sanguíneos no local em que ocorreu uma lesão. Consequentemente, a hemorragia não para tão rapidamente como deveria.

Como ocorre a doença de von Willebrand?

A doença de von Willebrand é geralmente causada por um defeito herdado no gene que controla a produção de uma proteína importantíssima no processo de coagulação do sangue, a chamada fator de von Willebrand (FVW).

Qual o número do fator de von Willebrand?

Diagnóstico da doença de von Willebrand Como o fator de von Willebrand é a proteína que transporta um importante fator de coagulação (o fator VIII) no sangue, o nível de fator VIII no sangue também poderá ficar reduzido (resultando em um teste de TTP prolongado).

Onde se localiza o fator de von Willebrand?

O fator de von Willebrand é encontrado no plasma, nas plaquetas e nas paredes dos vasos sanguíneos. As plaquetas são células que são fabricadas na medula óssea e circulam na corrente sanguínea e ajudam o sangue a coagular.

Onde é produzido o fator VIII?

O factor VIII produz-se nas células sinusoidais do fígado e em células endoteliais não-hepáticas localizadas por todo o corpo. Esta proteína circula na corrente sanguínea na forma inactiva, unida a outra molécula chamada factor de von Willebrand.

Quais os testes laboratoriais utilizados para o diagnóstico da doença de von Willebrand?

Exames de rotina:

  • Hemograma;
  • Coagulograma;
  • Antígeno do fator de von Willebrand;
  • Atividade do cofator de ristocetina;
  • Atividade do fator VIII.

Quando ocorre a trombocitopenia?

  • (ABC MED BR, 2013) A trombocitopenia ocorre quando o paciente apresenta uma quantidade de plaquetas no sangue abaixo do normal.

Por que a trombocitopenia pode causar hemorragia interna?

  • A hemorragia interna pode ocorrer principalmente quando a contagem de plaquetas cai para baixo de 10 mil por microlitro. Embora seja raro, a trombocitopenia pode causar hemorragia no cérebro ou no intestino, podendo ser fatal nesses casos.

Quais são os medicamentos mais usados para a trombocitopenia?

  • Os medicamentos mais usados para o tratamento de trombocitopenia são: 1 Androcortil 2 Betametasona 3 Celestone 4 Dexametasona 5 Predsim > 6 Prednisona. More ...

Como lidar com trombocitopenia?

  • Embora seja raro, a trombocitopenia pode causar hemorragia no cérebro ou no intestino, podendo ser fatal nesses casos. Se você foi diagnosticado com plaquetas baixas, algumas dicas podem ajudar a lidar e a conviver melhor com a doença. Veja alguns exemplos: Evite atividades que possam lhe causar ferimentos.