:

Quais as duas fases de atuação dos jesuítas na colônia?

Índice:

  1. Quais as duas fases de atuação dos jesuítas na colônia?
  2. Quais as características da educação jesuítica durante o Brasil Colônia?
  3. Como era realizado o comércio do Brasil Colônia?
  4. Por que os jesuítas foram enviados para a América portuguesa e quais eram as suas principais ações na colônia brasileira?
  5. Como foi o encontro entre os jesuítas e os indígenas?
  6. Por que os índios foram catequizados?
  7. Quais as principais características da educação jesuítica?
  8. Quais as características da educação dos jesuítas?
  9. Como era a vida na época do Brasil colonial?
  10. Como foi o período colonial no Brasil?

Quais as duas fases de atuação dos jesuítas na colônia?

Segundo Azevedo (1976), a atuação jesuítica na colônia brasileira pode ser dividida em duas fases distintas: a primeira fase, considerando-se o primeiro século de atuação dos padres jesuítas, foi a de adaptação e construção de seu trabalho de catequese e conversão do índio aos costumes dos brancos; já a segunda fase, o ...

Quais as características da educação jesuítica durante o Brasil Colônia?

A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.

Como era realizado o comércio do Brasil Colônia?

O comércio na colônia respeitava a medida do pacto colonial que era o direito de exclusividade de comercialização entre colônia e metrópole. Os portugueses utilizaram, a princípio, como mão de obra escrava os índios. Estes, no entanto, resistiram e, além disso, a prática era condenada pelos jesuítas.

Por que os jesuítas foram enviados para a América portuguesa e quais eram as suas principais ações na colônia brasileira?

No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.

Como foi o encontro entre os jesuítas e os indígenas?

O encontro cultural entre jesuítas e povos indígenas, ocorrido no século XVI, em decorrência da colonização do Brasil pelo Império português, produziu uma relação intercultural entre os dois grupos, que aqui será analisada a partir do prisma de Caterine Walsh (2009).

Por que os índios foram catequizados?

Na colônia, pretendiam também impedir que os protestantes realizassem a catequização indígena. Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica.

Quais as principais características da educação jesuítica?

A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.

Quais as características da educação dos jesuítas?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Como era a vida na época do Brasil colonial?

Tendo uma economia fundada na agroexportação, o Brasil dessa época contava com poucas cidades. Além de escassas, tais cidades não tinham uma integração eficiente, o que impedia com que um grande número de pessoas e mercadorias circulasse de forma eficaz.

Como foi o período colonial no Brasil?

Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves.