:

Qual a definição de imparcialidade?

Índice:

  1. Qual a definição de imparcialidade?
  2. O que é ser um pessoa imparcial?
  3. O que significa parcialidade imparcialidade?
  4. O que significa imparcialidade na Bíblia?
  5. O que é agir com imparcialidade?
  6. O que é uma linguagem imparcial?
  7. O que é ser imparcial no trabalho?
  8. O que significa parcialidade na justiça?
  9. Como entender o conceito de imparcialidade?
  10. Qual o nome da imparcialidade?
  11. Qual a origem da palavra imparcial?
  12. Qual o significado de imparcial adjetivo?

Qual a definição de imparcialidade?

No dicionário Aurélio (importante dicionário da língua portuguesa) a definição de imparcialidade é: “Equidade; qualidade da pessoa que julga com neutralidade e justiça; característica de quem não toma partido numa situação.”

O que é ser um pessoa imparcial?

Imparcial é um adjetivo de dois gêneros que descreve uma pessoa ou entidade que não é parcial, significa alguém justo, reto, equitativo ou neutro.

O que significa parcialidade imparcialidade?

Imparcialidade é um termo praticado na imprensa e na justiça que se refere a não privilegiar ninguém e nenhuma parte. Por exemplo, se um árbitro de futebol beneficia a equipe para o qual ele torce, ele está sendo parcial. O contrário da imparcialidade é a parcialidade.

O que significa imparcialidade na Bíblia?

Na Bíblia encontra-se menção à imparcialidade (“justos juízos, sem se inclinarem para uma das partes” – Deuteronômio, 16, 18-20). ... Na realidade, a imparcialidade é verdadeira condição de possibilidade de um julgamento justo. Trata-se de condição de validade da atuação judicial.

O que é agir com imparcialidade?

Confira algumas dicas para ter uma postura imparcial

  1. Desenvolva sua capacidade de empatia. Empatia é fundamental para manter uma atitude imparcial. ...
  2. Ética profissional. ...
  3. Tenha praticidade. ...
  4. Invista na comunicação objetiva. ...
  5. Trabalhe o autoconhecimento.

O que é uma linguagem imparcial?

Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.

O que é ser imparcial no trabalho?

Isso quer dizer, que trata-se de uma pessoa que, em determinada situação, assume uma postura neutra, capaz de fazer julgamentos de maneira justa, ou seja, sem tomar partido por um ou outro indivíduo.

O que significa parcialidade na justiça?

substantivo feminino Qualidade de quem toma partido ao julgar a favor ou contra, tendo em conta sua preferência, sem se importar com a justiça ou com a verdade.

Como entender o conceito de imparcialidade?

  • Para entender o conceito de imparcialidade, podemos tomar qualquer disputa (ou litígio) e dividi-la em três blocos ou questões. Por um lado, teremos os interesses e as razões de uma das partes. Por outro, os interesses e as razões da outra parte.

Qual o nome da imparcialidade?

  • Imparcial é o nome dado a quem é desprovido de imparcialidade, isto é, não é parcial. Refere-se a alguém que não toma partido, é justo, neutro, equitativo, etc., em alguns ou todos os assuntos e situações. Origem: Do latim “ impartialis.e”. Sinônimos: Neutro, reto, isento, equânime, justo, apartidário, desapaixonado, neutral.

Qual a origem da palavra imparcial?

  • Que age justa e dignamente, sem pensar em suas próprias convicções. Que não tem relações partidárias, favoráveis ou contrárias a: juiz imparcial. Etimologia (origem da palavra imparcial ). Do latim impartialis.e; im + parcial.

Qual o significado de imparcial adjetivo?

  • Significado de Imparcial adjetivo Que julga justamente; desprovido de parcialidade; sem preferência. Que age sem favorecer alguém em detrimento de outra pessoa. Que não é parcial; que não toma partido: no divórcio ela foi imparcial.