:

O que é glosa na língua portuguesa?

Índice:

  1. O que é glosa na língua portuguesa?
  2. O que é glosa financeira?
  3. O que é glosa do Imposto de Renda?
  4. O que é glosa no texto?
  5. O que é glosa exemplo?
  6. Qual a origem da palavra glosa?
  7. Qual o significado da palavra glossário?
  8. Quais são os versos da glosa?
  9. Qual é a glosa na literatura brasileira?
  10. Por que as palavras aparecem no glossário?

O que é glosa na língua portuguesa?

1. Breve interpretação (de um texto). 2. Comentário; anotação.

O que é glosa financeira?

A glosa financeira acontece quando as operadoras de planos de saúde não realizam o pagamento dos custos referentes ao atendimento dos pacientes, em decorrência de falhas entre o que foi acordado em contrato e o que está descrito nos principais formulários.

O que é glosa do Imposto de Renda?

GLOSA. O imposto pago ou retido na fonte, correspondente a rendimentos incluídos na base de cálculo, será deduzido do imposto progressivo para fins de determinação do saldo de imposto a pagar ou a ser restituído, na declaração de ajuste anual.

O que é glosa no texto?

Glosa é um poema com estrofes de mais de dez versos, que respondem a um desafio expresso em forma de mote e é composto por dois versos. ... Glosa também é conhecida como uma nota explicativa sobre palavras ou sentido de um texto; de uma interpretação ou de um comentário.

O que é glosa exemplo?

Retratadas com base no mercado e de forma geral, as glosas são todas as cobranças consumadas que não são correspondentes aos acordos e resoluções pré-estabelecidas referenciadas em contrato, visando contratante e contratada, como por exemplo, instituições prestadoras de serviços de saúde, e operadoras de planos de ...

Qual a origem da palavra glosa?

Significado de Glosa substantivo feminino Tipo de apontamento que, num texto, é utilizado para explicar o significado de uma palavra e/ou para elucidar um trecho (passagem). [Por Extensão] Comentário de teor explicativo. ... Etimologia (origem da palavra glosa). Do latim golsa/glossa/; do grego glôssa.

Qual o significado da palavra glossário?

  • A palavra glossário deriva de glosa. E assim, por extensão, podemos usar o termo para nos referirmos a uma explicação dada em meio a uma conversação cotidiana. Quando alguém interrompe o que está dizendo, para elucidar um ponto que pode ter ficado obscuro em sua fala, este apresenta uma glosa.

Quais são os versos da glosa?

  • Glosa é um poema com estrofes de mais de dez versos, que respondem a um desafio expresso em forma de mote e é composto por dois versos. Esses versos se apresentam na glosa de duas formas: ou os dois versos aparecem no fim da estrofe para compor a rima ou aparecem como quarto verso da glosa, e o outro verso na última posição.

Qual é a glosa na literatura brasileira?

  • Glosa, na literatura brasileira, é um tipo de poema, utilizado normalmente pelos poetas do Nordeste do Brasil, principalmente os cantadores. Glosa é um poema com estrofes de mais de dez versos, que respondem a um desafio expresso em forma de mote e é composto por dois versos.

Por que as palavras aparecem no glossário?

  • As palavras que aparecem no glossário são geralmente pouco conhecidas, principalmente por representarem conceitos técnicos e complexos, de conhecimento majoritário dos indivíduos familiarizados com determinada ciência ou área.