:

Como fazer uma boa exegese bíblica?

Índice:

  1. Como fazer uma boa exegese bíblica?
  2. Como fazer uma hermenêutica bíblica?
  3. Qual a importância do estudo da exegese?
  4. Qual a origem da palavra exegese?
  5. Qual é a denominação de exegese?
  6. Qual a diferença entre a exegese e a hermenêutica?
  7. Qual é a palavra teológica?

Como fazer uma boa exegese bíblica?

Começando a exegese. Leia a passagem bíblica em voz alta. Leia a passagem em voz alta para si mesmo algumas vezes, prestando atenção em cada palavra. Confira diferentes traduções do mesmo texto, a fim de obter um senso geral do texto.

Como fazer uma hermenêutica bíblica?

Processo hermenêutico

  1. Leitura inicial do perícope (passagem);
  2. Leitura dos textos circundantes;
  3. Exame de palavras, termos nas línguas originais;
  4. Leitura de alusões intra-bíblicas da passagem;
  5. Leitura de alusões extra-bíblicas em outros paralelos históricos ou literários;

Qual a importância do estudo da exegese?

A importância da exegese bíblica, para não dizer de sua necessidade, reside no fato de que ela possibilita uma compreensão mais exata do sentido de um texto bíblico, e, por conseguinte, fornece bases para uma construção teológica melhor fundamentada.

Qual a origem da palavra exegese?

  • A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.

Qual é a denominação de exegese?

  • Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã. Orígenes, cristão egípcio que escreveu nada menos que 600 obras, defendia a interpretação alegórica dos textos sagrados, afirmando que estes traziam, nas entrelinhas de uma clareza aparente, um sentido mais profundo.

Qual a diferença entre a exegese e a hermenêutica?

  • Na realidade, a principal diferença entre a exegese e a hermenêutica são as regras e técnicas específicas que cada sistema de interpretação possui.

Qual é a palavra teológica?

  • A Palavra Teologia é: O estudo de Deus, de Sua natureza, Sua existência, Seus planos e ações revelados a nós, assim como a Sua relação com o mundo e com o homem. Nós, seres humanos, somos limitados quanto algumas questões teológicas principalmente quando se trata sobre a pessoa de Deus.