:

O que significa a palavra execução?

Índice:

  1. O que significa a palavra execução?
  2. O que é um pedido de execução?
  3. O que é a execução judicial?
  4. O que é sinônimo de execução?
  5. O que quer dizer quando o processo está em fase de execução?
  6. Como funciona o processo de execução?
  7. Quanto tempo demora um processo de execução de sentença?
  8. O que pedir na execução de sentença?
  9. O que é um processo em fase de execução?
  10. O que é processo de execução da dívida?
  11. Quando começa o processo de execução?
  12. Quem é o exequente e o executado?
  13. Qual o significado de exceção?
  14. Qual a origem da palavra exequente?

O que significa a palavra execução?

Significado de Execução substantivo feminino Ação de executar, de fazer com que um projeto seja realizado; realização, aplicação, efetivação: execução de eventos. Realização da sentença de morte: execução de bandidos.

O que é um pedido de execução?

Através de uma petição ou pedido que o advogado do credor faz ao magistrado requerendo que o condenado ou executado seja chamado ao processo para cumprir aquilo que restou consagrado no julgamento.

O que é a execução judicial?

A execução é um processo que tramita perante o Poder Judiciário, visando ao cumprimento da obrigação que o devedor não adimpliu espontaneamente. Por meio da execução, o patrimônio do devedor pode ser penhorado para o pagamento da dívida.

O que é sinônimo de execução?

1 andamento, aplicação, consumação, cumprimento, efetivação, efetuação, obediência, realização.

O que quer dizer quando o processo está em fase de execução?

A fase de execução é o passo seguinte, que se caracteriza pelo cumprimento da decisão judicial, em que o juiz determina a uma das partes - pessoas, empresas ou instituições - a reparação de prejuízos. Nesta etapa, é concretizado o direito reconhecido na sentença ou no título extrajudicial.

Como funciona o processo de execução?

Na execução de dívida, o Poder Judiciário é acionado como forma de coagir o devedor ao pagamento. ... Caso o pagamento da dívida não seja realizado ou o devedor não forneça garantia, o juiz fará o levantamento de bens em nome do devedor que podem ser colocados em penhora.

Quanto tempo demora um processo de execução de sentença?

Processo da Justiça Federal demora 8 anos na fase de execução, diz CNJ. O tempo médio que um processo leva para tramitar na Justiça Federal é de oito anos, além do tempo de julgamento na fase de conhecimento.

O que pedir na execução de sentença?

Execução judicial, o cumprimento de sentença no novo CPC

  • 1 - Requerimento para início da fase. Após a fase de conhecimento, o juiz julga o processo e oferece a sua sentença. ...
  • 2 – Intimação do devedor para pagamento. Art. ...
  • 5 – Contraditório: Impugnação.

O que é um processo em fase de execução?

A fase de execução é o passo seguinte, que se caracteriza pelo cumprimento da decisão judicial, em que o juiz determina a uma das partes - pessoas, empresas ou instituições - a reparação de prejuízos. Nesta etapa, é concretizado o direito reconhecido na sentença ou no título extrajudicial.

O que é processo de execução da dívida?

A execução de dívida nada mais é do que a cobrança judicial de uma dívida. Ela é dividida em duas categorias: Título judicial: dívida em razão de condenação na justiça. Por exemplo, devido à perda de um processo ou referente a uma dívida sem título de crédito.

Quando começa o processo de execução?

  • Esse período alcança a segunda metade do século XIX. Após o procedimentalismo, tem inicio a fase do chamado processualismo científico, demonstrando que o processo é uma relação jurídica de direitos e obrigações entre as partes e o juiz, ou seja, uma relação jurídica processual. 3. O PROCESSO DE EXECUÇÃO

Quem é o exequente e o executado?

  • Exequente e executado. Em um processo, o exequente e o executado são as partes do processo. O exequente entra com o processo, sendo considerado o autor da ação, enquanto que o executado é o réu, ou seja, a parte que está sendo processada.

Qual o significado de exceção?

  • Conceito e Significado de Exceção: Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando ... essa exceção ocorre quando a ação jurídica demora para encerrar uma causa. É a defesa indireta (relativamente à contestação, que é direta), na qual o réu, ...

Qual a origem da palavra exequente?

  • Exequente também pode ser interpretado como o credor de uma determinada ação judicial, ou seja, a parte que está cobrando o dinheiro. Etimologicamente, a palavra exequente é originada a partir do latim exsequens ou exsecūtus sum , que significa “cumprir” ou “executar”.