:

O que é seguro garantia na licitação?

Índice:

  1. O que é seguro garantia na licitação?
  2. Como fazer o seguro garantia?
  3. Quem contrata o seguro garantia?
  4. Como funciona o seguro garantia contratual?
  5. O que é seguro garantia Bid Bond?
  6. O que quer dizer caução em uma licitação?
  7. Quanto custa um seguro garantia?
  8. Quais os tipos de seguro garantia?
  9. Qual a finalidade do seguro garantia?
  10. Quem é o tomador no contrato de seguro?
  11. Qual a garantia do licitante?
  12. Qual a vantagem do Seguro Garantia contratual?
  13. Qual o conceito de expectativa?
  14. Qual o prazo de validade do Seguro Garantia?

O que é seguro garantia na licitação?

Também denominado seguro da proposta, ou seguro de participação, o seguro garantia do licitante garante que o tomador vencedor do certame manterá sua proposta e assinará o contrato nas condições apresentadas e dentro do prazo estabelecido no edital.

Como fazer o seguro garantia?

O Seguro Garantia pode ser contratado por pequenas, médias ou grandes empresas. Se sua empresa deseja participar de licitações ou precisa assegurar um contrato, público ou privado, é possível que o contratante solicite a apresentação de uma garantia para assegurar que o produto ou serviço contratado será entregue.

Quem contrata o seguro garantia?

Como responsável pelas obrigações contratuais, o tomador é quem paga o prêmio da apólice de Seguro Garantia. Logo, ele é o cliente e o parceiro da seguradora.

Como funciona o seguro garantia contratual?

O Seguro Garantia Contratual é uma forma de proteção para a Administração Pública ou empresa privada, que está contratando, por exemplo, a prestação de um serviço. Caso aconteça algum descumprimento do que está coberto pela apólice, o contratante aciona a seguradora para tentar reverter a situação.

O que é seguro garantia Bid Bond?

O seguro garantia bid bond, ou seguro garantia na fase de licitação, tem como principal objetivo assegurar que a empresa que ganhou a licitação assinará o contrato de execução para manter os preços e condições propostas anteriormente.

O que quer dizer caução em uma licitação?

A garantia, quer para contratação, quer para habilitação, pode ser prestada, à escolha da licitante, em dinheiro, título da dívida pública, fiança bancária ou seguro garantia, conforme o § 1° do art. ... 56 da Lei 8.666/1993.

Quanto custa um seguro garantia?

O preço pago pelo seguro garantia normalmente é apenas uma pequena porcentagem do valor total do contrato. Esse pagamento é chamado de prêmio. As taxas para contratos maiores (R$ 500.000 ou mais) podem variar de 1% a 1,5%, ou até mais baixas, dependendo do tamanho e da modalidade.

Quais os tipos de seguro garantia?

As modalidades do Seguro Garantia

  • Seguro garantia judicial. ...
  • Seguro garantia do licitante. ...
  • Seguro garantia para licitações e concessões. ...
  • Seguro garantia do executante. ...
  • Seguro garantia de retenção de pagamentos. ...
  • Seguro garantia no adiantamento de pagamentos. ...
  • Seguro garantia de perfeito funcionamento. ...
  • Seguro garantia imobiliário.

Qual a finalidade do seguro garantia?

Esse tipo de seguro atende às necessidades de empresas privadas e órgãos públicos. Sua função é garantir que se cumpram obrigações estipuladas em contratos, dando proteção contra o não cumprimento de cláusulas relacionadas a serviços, fornecimento de recursos e outras situações.

Quem é o tomador no contrato de seguro?

Tomador: é o contratante do seguro e o contratado para a execução do fornecimento de bens, serviços ou execução de obra. Na negociação, o tomador é a parte considerada o risco por ser o potencial autor de dano, portanto, é o responsável pelo pagamento do prêmio.

Qual a garantia do licitante?

  • Garantia do Licitante (Bid Bond) Em concorrências públicas ou privadas, dá a garantia de que quem venceu assine o contrato sem alterar o preço proposto e cumpra as obrigações dentro do prazo fixado pelo edital. Necessário para habilitar uma empresa a participar de procedimentos licitatórios.

Qual a vantagem do Seguro Garantia contratual?

  • A análise para o contrato do seguro garantia contratual é independente, ou seja, não há a necessidade de levantar um histórico da empresa e nem ter um relacionamento prévio com algum banco. Por isso, uma análise independente e objetiva é mais uma das vantagens do seguro.

Qual o conceito de expectativa?

  • Conceito de expectativa. Expectativa, do latim exspectātum (“aguardado” ou “em vista”), é a esperança de conseguir ou de realizar algo. Por exemplo: “Estou na expectativa de vir a ser bem-sucedida neste novo emprego”, “Quero devolver este televisor: na verdade, não preencheu as minhas expectativas”.

Qual o prazo de validade do Seguro Garantia?

  • Prazo de validade: além disso, o prazo de validade do Seguro Garantia é estabelecido em contrato e permite que uma apólice seja preparada de acordo com a duração do serviço.