:

O que o estoicismo nos ensina?

Índice:

  1. O que o estoicismo nos ensina?
  2. Porque o sábio é imune aos infortúnios?
  3. Como ser uma pessoa estóica?
  4. Como aplicar o estoicismo no dia a dia?
  5. Qual a origem da palavra estoicismo?
  6. Quais os princípios da filosofia estoica?
  7. Quais são os princípios da pessoa estoica?
  8. Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?

O que o estoicismo nos ensina?

Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.

Porque o sábio é imune aos infortúnios?

De acordo com os estoicos, todas as emoções destrutivas (como ansiedade e angústia) são frutos de uma única coisa: falta de sabedoria. Eles diziam que “o sábio é imune aos infortúnios”, ou seja, sem preparo, estudo e dedicação é mais provável que a nossa mente seja domada do que o contrário.

Como ser uma pessoa estóica?

Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.

Como aplicar o estoicismo no dia a dia?

Leia uma frase de um filósofo do Estoicismo por dia e reflita sobre o significado. Repita-a várias vezes e contemple sobre o que ela quer dizer. Mesmo que essa frase tenha mais de dois mil anos, pense em como ela se aplica à sua vida hoje. Você também pode buscar frases de Epíteto, Sêneca e Marco Aurélio.

Qual a origem da palavra estoicismo?

  • A palavra estoicismo surgiu da palavra grega stoá, que significa pórtico ou porta de entrada da cidade. Essa escola filosófica ficou conhecida por este nome, pois Zenão não possuía cidadania ateniense. Como estrangeiro, reunia-se com outros filósofos na “entrada da cidade” ou na stoá.

Quais os princípios da filosofia estoica?

  • O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:

Quais são os princípios da pessoa estoica?

  • A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.

Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?

  • Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma raão universal divina que regula tudo o que existe. A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza.