:

O que que significa endócrino?

Índice:

  1. O que que significa endócrino?
  2. O que é uma glândula endócrina?
  3. Qual o significado de secreção endócrina?
  4. O que é a hipófise?
  5. Quais são as glândulas endócrinas?
  6. O que significa o termo secreção?
  7. Quais as características das glândulas endócrinas?
  8. Qual o nome da endocrinologia?
  9. Quais são as funções do endócrino?
  10. Como é formado o sistema endócrino?
  11. Qual a origem da endocrinologia no Brasil?

O que que significa endócrino?

Que pertence a ou que se relaciona com a secreção interna ou endócrina. Diz-se dos órgãos ou glândulas que segregam internamente, em especial para a circulação sanguínea sistémica.

O que é uma glândula endócrina?

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.

Qual o significado de secreção endócrina?

Significado de Endócrina substantivo feminino Glândula de secreção interna; diz-se das glândulas cuja secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea, no sangue.

O que é a hipófise?

Localizada na base do cérebro, a hipófise, ou pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Sua função é a de regular o trabalho de outras glândulas, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários.

Quais são as glândulas endócrinas?

No corpo humano existem várias glândulas endócrinas, mas as principais são a hipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário).

O que significa o termo secreção?

Significado de Secreção substantivo feminino Ação ou efeito de secretar. [Fisiologia] Desenvolvimento e/ou descarga (numa glândula, órgão, organismo etc) de certas substâncias para o meio externo.

Quais as características das glândulas endócrinas?

A principal característica das glândulas endócrinas é a ausência de dutos excretores. O produto de secreção elaborado pelas células endócrinas é transportado para o espaço extracelular onde, por difusão, atinge o interior de vasos sanguíneos.

Qual o nome da endocrinologia?

  • A endocrinologia é um ramo da medicina que procura cuidar de todos os transtornos que possam ocorrem nas glândulas endócrinas. O nome endocrinologia vem do grego ...

Quais são as funções do endócrino?

  • As funções do endócrino estão inter-relacionadas. Muitos dos hormônios gerados servem para alterar o trabalho de outros hormônios endócrinos.

Como é formado o sistema endócrino?

  • Este sistema é formado por um conjunto de órgãos que possuem, como principal característica, a secreção dos hormônios. Os órgãos do sistema endócrino que possuem a característica de secretar estes hormônios recebem o nome de glândulas. As glândulas do sistema endócrino recebem o nome de glândulas endócrinas.

Qual a origem da endocrinologia no Brasil?

  • Ou seja, endocrinologia quer dizer algo como “secreção interna”, uma forma de mencionar os hormônios. A endocrinologia chegou ao Brasil somente por volta de 1980 e é, portanto, uma área de atuação bem recente. Foi neste período que se criou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, também conhecida por SBEM.