:

Qual é o significado da palavra endemia?

Índice:

  1. Qual é o significado da palavra endemia?
  2. Qual o significado de epidemia e pandemia?
  3. O que a epidemia estuda?
  4. O que é epidemia na epidemiologia?
  5. Qual o sinônimo de endemia?
  6. Qual a definição de área endêmica?
  7. Qual a diferença entre epidemia e pandemia resposta?
  8. Qual a diferença entre surto endemia epidemia e pandemia?
  9. O que é uma epidemia de fonte comum?
  10. O que é epidemia e pandemia?
  11. Qual a diferença entre uma infecção e uma endemia?
  12. Qual é o significado do termo endêmica?
  13. Qual o significado da epidemia?

Qual é o significado da palavra endemia?

adjetivo Relativo à endemia; que faz referência a qualquer doença infecciosa que afeta significativamente uma certa região ou população. Que nasceu ou está restrito a certa região, falando especialmente de populações, espécies, organismos.

Qual o significado de epidemia e pandemia?

A definição de epidemia para a OMS corresponde à propagação de uma nova doença em um grande número de indivíduos, sem imunização adequada para tal, em uma região específica. Por sua vez, a pandemia diz respeito a uma doença que se alastrou em escala mundial, em mais de dois continentes.

O que a epidemia estuda?

Epidemiologia (do grego. epi "sobre" demos "povo" logos "estudo"), ou a ciência das epidemias, propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.

O que é epidemia na epidemiologia?

Epidemia: é a ocorrência de casos de doença ou outros eventos de saúde com uma incidência maior que a esperada para uma área geográfica e períodos determinados .

Qual o sinônimo de endemia?

9 sinônimos de endêmico para 1 sentido da palavra endêmico: Natural ou próprio de uma região geográfica: 1 natural, nativo, próprio, particular, peculiar, específico, típico, característico, exclusivo.

Qual a definição de área endêmica?

Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração contínua porém restrita a uma determinada área.

Qual a diferença entre epidemia e pandemia resposta?

Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem - o que muda é a escala da disseminação da doença.

Qual a diferença entre surto endemia epidemia e pandemia?

A epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.

O que é uma epidemia de fonte comum?

Um surto de fonte comum ou de origem focal é aquele onde houve uma exposição simultânea de vários indivíduos suscetíveis a um agente patogênico a qual resultou no aumento da incidência de casos da doença ao longo de um curto período de tempo, aproximadamente o tempo de incubação da doença.

O que é epidemia e pandemia?

“Em 1974, houve uma epidemia de meningite, pois teve um aumento muito grande no número de casos, mas localizados aqui no Brasil”, completou Viviane. E uma endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela.

Qual a diferença entre uma infecção e uma endemia?

  • Em epidemiologia, uma infeção (ou infecção) diz-se endêmica (português brasileiro) ou endémica (português europeu) (do Grego en-, "em" + δῆμος, demos, "pessoas") que quando atinge uma população de uma região geográfica específica, sendo, então, considerada uma endemia. [1]

Qual é o significado do termo endêmica?

  • No campo da ciência epidemiológica, o termo endêmica é utilizada para designar aqueles fenômenos que envolvem a presença constante e sustentada de uma doença numa população. A manutenção constante desta doença nem sempre significa situação de risco de vida, mas torna-se o mesmo que um fator comum em que a população quer elementos genéticos ou ...

Qual o significado da epidemia?

  • Conceito e Significado de Epidemia: ... Endemia, epidemia e pandemia. Endemia é a ocorrência frequente de uma doença, geralmente infecciosa, em determinado local, ...