:

Qual o sentido da palavra ceia?

Índice:

  1. Qual o sentido da palavra ceia?
  2. O que Jesus disse aos seus discípulos na Última ceia?
  3. Para que serve a Santa Ceia?
  4. O que Jesus ensina na Quinta-feira em sua última ceia?
  5. Quem ordenou a Santa Ceia?
  6. Como fazer uma oração na Santa Ceia?
  7. Qual o significado da Santa Ceia?
  8. Qual a origem da Última Ceia?
  9. Qual é a ceia de Deus?
  10. Quem deve tomar a ceia?

Qual o sentido da palavra ceia?

1. Acto ou efeito de cear. 2. Última refeição do dia, geralmente ligeira e feita depois do jantar ou antes de deitar.

O que Jesus disse aos seus discípulos na Última ceia?

Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.

Para que serve a Santa Ceia?

A Santa Ceia é uma ordenança do próprio Cristo para a Igreja, de modo que é bastante mencionada no Novo Testamento. É um memorial instituído por Ele a fim de lembrarmos o Seu sacrifício na cruz, em prol do perdão dos nossos pecados, para que pudéssemos desfrutar da vida eterna ao lado do Pai.

O que Jesus ensina na Quinta-feira em sua última ceia?

Dentro da tradição católica, na Quinta-Feira Santa é celebrada a instituição do Sacerdócio Ministerial (com a Santa Ceia), instituição da Eucaristia (quando na Ceia o Pão e o Vinho viram o Corpo e o Sangue de Jesus) e também é dado aos discípulos um novo mandamento: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Quem ordenou a Santa Ceia?

Com o desejo de cumprir toda a justiça e honrar a lei cerimonial, que ainda durava, Jesus ordenou tudo o que era necessário para comer a Última refeição pascal com os Seus discípulos. Tudo foi feito como Jesus ordenara, e prepararam a Páscoa (Mat 26.17-19). «E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com o doze» (vs. 20).

Como fazer uma oração na Santa Ceia?

“Pai, é chegada a hora: glorifica o teu Filho, para que teu Filho te glorifique. Do mesmo modo que lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos os que lhe confiaste! E a vida eterna é esta: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Qual o significado da Santa Ceia?

  • Além de ser um memorial, a Santa Ceia é um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Um momento único e especial. Sabemos que a Santa Ceia ou Ceia do Senhor é um memorial, uma refeição muito importante na vida do Cristão.

Qual a origem da Última Ceia?

  • [Religião] Última Ceia. A última refeição que Jesus fez com os seus apóstolos; Santa Ceia ou Ceia do Senhor. Etimologia (origem da palavra ceia ). Do latim cena.ae. A discórdia almoça com a abundância, janta com a pobreza, ceia com a miséria, e dorme com a morte.

Qual é a ceia de Deus?

  • Confesse o seu pecado e participe da ceia. A ceia é momento de [união] do povo de Deus e de relembrar o sacrifício do nosso Salvador, bem como, de avaliação interior e fortalecimento espiritual de cada um de nós e da igreja como um todo.

Quem deve tomar a ceia?

  • Quem deve tomar a Ceia são exatamente aquelas pessoas que já tem uma aliança com Deus ou que estão em aliança com Deus.