:

O que deve ser apresentado junto ao INSS para protocolar a solicitação de benefício de prestação continuada?

Índice:

  1. O que deve ser apresentado junto ao INSS para protocolar a solicitação de benefício de prestação continuada?
  2. Como é feito o pagamento do BPC?
  3. Quem faz parte do grupo familiar para o Loas?
  4. O que é avaliação social B 87?
  5. Quais os documentos necessários para dar entrada no BPC?
  6. Qual o primeiro passo para dar entrada no Loas?
  7. Quando será o pagamento do BPC?
  8. Como saber o dia do pagamento do BPC?
  9. Quem faz parte do grupo familiar?
  10. Pode duas pessoas da mesma família receber o Loas?

O que deve ser apresentado junto ao INSS para protocolar a solicitação de benefício de prestação continuada?

Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS. O requerente deverá apresentar também o comprovante de residência e os documentos de identificação dos componentes da família. Assim, de forma sucinta fica explicitado os requisitos básico para a solicitação e concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS).

Como é feito o pagamento do BPC?

O BPC é pago para as pessoas de baixa renda e pode ser solicitado em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No ano passado, o valor pago era de R$1.045, já neste ano o valor será de R$1.100, por conta do ajuste feito pelo governo.

Quem faz parte do grupo familiar para o Loas?

Nos termos do § 1º do artigo 20 da referida Lei, o grupo familiar será composto pelo cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.

O que é avaliação social B 87?

É um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de 1 (um) salário-mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, ...

Quais os documentos necessários para dar entrada no BPC?

Documentos para solicitar o BPC

  • Inscrição no CadÚnico;
  • Comprovantes de gastos do grupo familiar;
  • Documento de Identificação e CPF do requerente e de todos os membros da família;
  • Comprovante de Renda de todos os membros familiar;
  • Requerimento do BPC e Composição do Grupo Familiar (disponível no site do INSS);

Qual o primeiro passo para dar entrada no Loas?

É preciso ainda, levar documentos pessoais de todos os membros da família. Com a inscrição no CadÚnico concluída é possível dar entrada no BPC pela internet. O primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS, e fazer login com CPF e senha.

Quando será o pagamento do BPC?

O Projeto de Lei 4439/20 autoriza o pagamento, no mês de dezembro de cada ano, de abono de até um salário mínimo à pessoa com deficiência e ao idoso com mais de 65 anos que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como saber o dia do pagamento do BPC?

Outro critério utilizado para determinar o dia exato do pagamento de benefícios do INSS é o Número do Benefício de cada segurado. Composto por uma numeração exclusiva de 10 dígitos, este código pode ser encontrado na Carta de Concessão do Benefício e segue o formato “123.456.789-0”.

Quem faz parte do grupo familiar?

Entende-se como grupo familiar o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do chefe do grupo familiar salvo, se for o caso, o próprio candidato, relacionadas pelos seguintes graus de parentesco (considerados a partir do candidato): Mãe, Madrasta, Pai, Padastro, Cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), Irmão/ ...

Pode duas pessoas da mesma família receber o Loas?

Sim, também é possível receber o BPC-LOAS mesmo se algum componente do grupo familiar já seja aposentado ou recebe outro benefício do INSS. Mas atenção: para que a aposentadoria do familiar não entre para o cálculo do BPC, o valor do benefício também precisa ser de um salário-mínimo!