:

Qual a diferença entre osteoartrite e artrose?

Índice:

  1. Qual a diferença entre osteoartrite e artrose?
  2. O que é artrose reumatoide?
  3. Quais são os sintomas de artrose no joelho?
  4. O que fazer para curar a artrose?
  5. Qual a diferença entre osteoartrite e artrite?
  6. Quais são os sintomas da artrose nos joelhos?
  7. Qual o melhor exame para o diagnóstico da artrose do joelho?
  8. Será que a artrose nos joelhos é extenuante?
  9. Quais são os pacientes com artrose e dores?

Qual a diferença entre osteoartrite e artrose?

O que é osteoartrite? Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais freqüente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.

O que é artrose reumatoide?

A artrose e a artrite reumatoide são duas doenças que atacam a cartilagem que reveste as articulações do esqueleto humano e atingem, com maior frequência, pessoas a partir da meia-idade e da velhice.

Quais são os sintomas de artrose no joelho?

Sintomas na artrose do joelho

  • Dor no joelho de carácter mecânico, isto é, que surge com o movimento e alivia com o repouso, localizando-se no compartimento mais afetado;
  • Rigidez ao iniciar os movimentos;
  • Derrame articular ou “inchaço do joelho”;

O que fazer para curar a artrose?

Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.

Qual a diferença entre osteoartrite e artrite?

A artrite causa uma inflamação e aumenta o atrito entre ossos e outras estruturas. Uma das artrites mais comuns e que está entre as patologias que mais afastam pessoas do trabalho, é a osteoartrite. A osteoartrite ocasiona a inflamação de tecidos articulares e com isso, a sua degeneração.

Quais são os sintomas da artrose nos joelhos?

  • As articulações dos joelhos são as mais afetadas pela artrose. Os sintomas de incluem rigidez, inchaço e dor tornam difícil de realizar movimentos rotineiros como andar, sentar e levantar. Artrose nos joelhos pode ser extenuante.

Qual o melhor exame para o diagnóstico da artrose do joelho?

  • O melhor exame para o diagnóstico da artrose do joelho é a radiografia simples (raio-X), apesar de muitos pacientes ou mesmo médicos considerarem este um exame simples e de menor importância. Além de ser rápido e de baixo custo, nos casos de artrose do joelho o exame fornece até mais informações do que exames complexos como a ressonância magnética.

Será que a artrose nos joelhos é extenuante?

  • Artrose nos joelhos pode ser extenuante. Não é uma região onde a artrose é comum. Isso ocorre pelo fato da cartilagem revestida no tornozelo apresente uma resistência muito maior do que as demais.

Quais são os pacientes com artrose e dores?

  • Em Portugal existem cerca de meio milhão de pacientes com artrose e com dores, embora, de facto, este número esteja próximo de um milhão, visto muitos terem osteoartrose e não apresentarem queixas. Na realidade, acima dos 60 anos, 90% dos indivíduos têm artrose.