:

Como deve ser a comunicação assertiva?

Índice:

  1. Como deve ser a comunicação assertiva?
  2. Qual a diferença entre assertivo e passivo?
  3. Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?
  4. Quais são os benefícios de uma comunicação assertiva?
  5. Qual a importância de se ter a habilidade de comunicação assertiva?
  6. Como desenvolver uma comunicação assertiva e para que desenvolvê lá?
  7. O que é comunicação não assertiva?
  8. O que é ser assertivo?
  9. O que é um comportamento passivo?
  10. Qual o significado da assertividade?
  11. Por que uma pessoa não é assertiva?
  12. Qual a assertividade na comunicação?
  13. Qual a relação entre assertividade e acerto?

Como deve ser a comunicação assertiva?

Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias palavras. Ela precisa ser direta ao ponto, mas isso não significa que precisa ser rude. Lembre-se que ser assertivo é diferente de ser agressivo ou passivo.

Qual a diferença entre assertivo e passivo?

No comportamento assertivo, a pessoa diz sim quando quer dizer sim e diz não quando quer dizer não. Porém, a forma com que a comunicação é feita não agride, é feita para ser compreendida. A pessoa reconhece valor nas pessoas e se responsabiliza pelos seus comportamentos.

Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?

Como se comunicar melhor e ter uma comunicação assertiva no trabalho?

  1. Tenha respeito em primeiro lugar. ...
  2. Entenda o outro. ...
  3. Atente-se às palavras que vai usar. ...
  4. Saiba a hora certa de falar. ...
  5. Domine o assunto discutido. ...
  6. Seja intermediador.

Quais são os benefícios de uma comunicação assertiva?

A pessoa com a comunicação assertiva tem a capacidade de perceber o momento certo de falar e a forma de expressar o que pensa. Isso faz com que o outro pare para ouvi-la com respeito e consideração, mesmo que pense de modo contrário. Uma pessoa atenta à comunicação tem mais responsabilidade sobre o que fala.

Qual a importância de se ter a habilidade de comunicação assertiva?

Além disso, a comunicação assertiva contribui para o poder de síntese e posicionamento dos seus argumentos, o que garante clareza na apresentação das suas ideias. Isso é fundamental para que as outras partes envolvidas na negociação entendam seu ponto e consigam dialogar para chegar a uma solução comum.

Como desenvolver uma comunicação assertiva e para que desenvolvê lá?

A comunicação assertiva é feita por meio de um modo de falar equilibrado entre um estilo imperativo e mais suave, para que o outro receba uma entonação firme e segura. Ao usar um tom de voz com uma impostação clara, aliada a uma fala sem rodeios e objetiva, não há como não prender a atenção do outro.

O que é comunicação não assertiva?

Evitação do olhar, fala vacilante, baixo volume de voz, postura corporal tensa e movimentos corporais nervosos ou inapropriados são comportamentos não verbais não assertivos comuns. O objetivo deste estilo de comportamento é apaziguar os demais e evitar conflitos a todo custo.

O que é ser assertivo?

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. ... Quem assume suas posições com agressividade não é assertivo; é agressivo. A assertividade é uma postura decidida, mas não agressiva.

O que é um comportamento passivo?

O comportamento passivo é o extremo oposto do comportamento agressivo. ... Pode ser desenvolvido em pessoas lideradas por profissionais muito agressivos ou em ambientes extremamente punitivos. A passividade surge como uma forma inadequada que a pessoa encontra para lidar e evitar as consequências dos conflitos.

Qual o significado da assertividade?

  • Normalmente a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e proatividade, alguém que assume as rédeas da sua vida. Assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, mas indica que a pessoa anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte.

Por que uma pessoa não é assertiva?

  • Existem dois motivos pelos quais uma pessoa não é assertiva: Pensa que não tem direito a ter as suas próprias crenças, direitos ou opiniões. Acreditam que os seus direitos devem ser defendidos acima dos dos outros, com raiva e agressividade.

Qual a assertividade na comunicação?

  • Assertividade na comunicação. No âmbito da comunicação, a assertividade consiste em uma estratégia que revela maturidade e alta autoestima, onde uma pessoa defende as suas convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas. Quem comunica com assertividade comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta.

Qual a relação entre assertividade e acerto?

  • É muito comum as pessoas relacionarem assertividade com acerto, mas essa é uma pequena confusão. Na verdade, nada tem a ver com certo ou errado e sim, a maneira de expor e defender sua posição. Querida pessoa, me responda uma pergunta: você se considera um profissional assertivo?