:

Qual a origem e o significado da palavra contágio?

Índice:

  1. Qual a origem e o significado da palavra contágio?
  2. Qual a diferença entre contágio e contaminação?
  3. Qual o verbo que deriva da palavra contágio?
  4. Como acontece o contágio da doença?
  5. Como separar a palavra contágio?
  6. Qual o sinônimo de contagiante?
  7. Por que o termo contágio é contagioso?
  8. Qual o significado do contágio masculino?
  9. Quando a doença é contagiosa?

Qual a origem e o significado da palavra contágio?

Significado de Contágio substantivo masculino Transmissão de uma doença de uma pessoa para outra por contato mediato (indireto) ou imediato (direto). ... [Figurado] Ato de transmitir a outra pessoa qualidades ruins (vícios, defeitos, falhas etc.): contágio da burrice, da lerdeza, da preguiça.

Qual a diferença entre contágio e contaminação?

Quando descrevemos o processo de transmissão do vírus de uma pessoa para outra, devemos dizer que a pessoa foi “infectada” com HIV e não “contaminada”. Contaminação deve ser utilizado somente ao se referir a objetos e equipamentos. Uma seringa usada, por exemplo, pode estar contaminada com sangue com HIV.

Qual o verbo que deriva da palavra contágio?

Contagio vem do verbo contagiar. O mesmo que: contamino, gafo.

Como acontece o contágio da doença?

As pessoas também podem se contaminar ao respirarem gotículas provenientes da tosse ou espirro de uma pessoa doente. A transmissão ocorre, principalmente, de pessoa para pessoa e seu período de incubação, que é o tempo para que os primeiros sintomas apareçam, pode ser de 2 a 14 dias.

Como separar a palavra contágio?

Quantas sílabas tem contágio? 3 sílabas (no Brasil), ou 4 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

Qual o sinônimo de contagiante?

2 sinônimos de contagiante para 2 sentidos da palavra contagiante: 1 contagioso. Que é expansivo: 2 alegre.

Por que o termo contágio é contagioso?

  • O termo contágio também pode envolver os parasitas, como piolhos, passando frequentemente de um hóspede para o outro. Em alguns casos, a doença é contagiosa apenas durante um período de tempo e pode não ser mais contagiosa antes do desaparecimento dos sintomas.

Qual o significado do contágio masculino?

  • Significado de Contágio substantivo masculino Transmissão de uma doença de uma pessoa para outra por contato mediato (indireto) ou imediato (direto). [Figurado] Imitação involuntária: contágio de sofrimento.

Quando a doença é contagiosa?

  • Em alguns casos, a doença é contagiosa apenas durante um período de tempo e pode não ser mais contagiosa antes do desaparecimento dos sintomas. Em outros casos, ela é contagiosa até antes de aparecerem os primeiros sinais da doença, quando a transmissão é alta.