:

O que significa apropriar e alocar?

Índice:

  1. O que significa apropriar e alocar?
  2. O que significa alocação de custos?
  3. Qual o método de custeio que se utiliza na contabilidade brasileira permitido por lei?
  4. Porque o sistema ABC é pouco utilizado?
  5. Como devem ser definidos os critérios de rateio nas empresas por quê?
  6. Quais são os critérios de rateio?
  7. Qual a finalidade da alocação de custos fixos aos produtos?
  8. Quanto à forma de alocação dos produtos como se classificam os custos?
  9. Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?
  10. Qual é o método de custeio aceito pelo Fisco?
  11. Qual o significado da palavra contundente?
  12. Quais são os sinais de contundente?
  13. Como é calculado o rateio?
  14. Quais são os tipos de rateio existentes?

O que significa apropriar e alocar?

Alocar, apropriar ou atribuir( notem que estamos afirmando que são sinônimos) são ações que se referem aos procedimentos de identificação indireta dos custos( e das despesas) aos objetos que se quer custear. É muito comum, na prática, empregar esses termos para definir os casos de identificação indireta.

O que significa alocação de custos?

A expressão alocação de despesas refere-se ao ato de levar (ratear) gastos ocorridos e registrados em alguma área ou objeto de custo para outras áreas.

Qual o método de custeio que se utiliza na contabilidade brasileira permitido por lei?

A legislação societária e comercial brasileira determina que a escrituração comercial seja feita de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil. O sistema de custeio que atende a tais princípios é o custeio por absorção.

Porque o sistema ABC é pouco utilizado?

Por outro lado, podem-se mencionar dois fatores que se apresentam como desvantagem do sistema de custeio por absorção. Primeiro, o fato do mesmo apresentar pouca quantidade de informações para fins gerenciais, pois serve basicamente à valoração dos estoques e das despesas com produtos ou serviços vendidos.

Como devem ser definidos os critérios de rateio nas empresas por quê?

O rateio de custos é um método para separar os custos, seja na precificação ou na gestão da empresa, de acordo com os elementos que participaram dele. Isso normalmente envolve processos de produção, centros de custos e projetos, mas não se limita somente à essas esferas.

Quais são os critérios de rateio?

Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.

Qual a finalidade da alocação de custos fixos aos produtos?

O estabelecimento e a utilização dos critérios para a alocação de custos tem por finalidade, principalmente, gerar sentimento de confiança dos decisores na informação de custo do produto.

Quanto à forma de alocação dos produtos como se classificam os custos?

Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis.

Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

Qual é o método de custeio aceito pelo Fisco?

O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.

Qual o significado da palavra contundente?

  • [Figurado] Que demonstra contundência; firmeza na realização de: objetivo contundente. [Figurado] Que pode ser ou apresentar excesso de agressividade. Capaz de ocasionar contusão, lesão; que fere por esmagamento, sem cortar. Etimologia (origem da palavra contundente ).

Quais são os sinais de contundente?

  • Sinônimos de contundente 1 Lesante; 2 Lancinante; 3 Obtundente; 4 Pungente; 5 Irrefutável; 6 Concludente; 7 Definido; 8 Imperativo; 9 Categórico; 10 Finalizador; 11 Peremptório; 12 Indiscutível; 13 Inegável; 14 Conclusivo. More ...

Como é calculado o rateio?

  • Nesse tipo de rateio, é calculada a participação de cada produto produzido no faturamento naquele mês. O objetivo desse cálculo é compreender o percentual que cada item representa no todo. Aqui há uma peculiaridade no cálculo: aplica-se parcelas proporcionais relacionadas aos custos indiretos no valor de cada produto.

Quais são os tipos de rateio existentes?

  • Afinal, cada item possui o seu custo (além dos indiretos) que devem ser observados para estabelecer o preço real do produto. O rateio, assim, é uma ferramenta importante para garantir a cobertura de todas as despesas referentes à produção. Quais os tipos de rateio existentes?