:

Quais os significados da palavra dama?

Índice:

  1. Quais os significados da palavra dama?
  2. Qual é o feminino de dama?
  3. Qual a classe gramatical da palavra dama?
  4. O que que significa dama de companhia?
  5. Quais são as regras oficiais do jogo de dama?
  6. O que quer dizer a palavra nobre?
  7. O que é dama dos portugueses?
  8. Como fazer um tabuleiro de damas?
  9. Qual é a classe gramatical da palavra de?

Quais os significados da palavra dama?

Dama é o nome genérico dado à uma mulher de bons modos, com boa educação, nobre e distinta. A palavra "dama", como uma forma de tratamento", também é usada para chamar de maneira atenciosa, respeitosa e honorífica as mulheres em geral, independente do seu estado civil.

Qual é o feminino de dama?

Significado de Dama substantivo feminino Nome genérico e atencioso dado a uma mulher adulta; senhora. Nome daquela que entra em qualquer dança: cada cavalheiro com sua dama.

Qual a classe gramatical da palavra dama?

Classe gramatical: adjetivo e substantivo comum de dois gêneros. Dama é o feminino de cavalheiro; Separação silábica: da-ma; ... Origem da palavra: o termo “dama” vem do francês dame, uma derivação do latim domina, que, por sua vez, se configura como o feminino de dominus, de domus, que é “casa”.

O que que significa dama de companhia?

substantivo feminino Mulher acompanha outra pessoa, fazendo-lhe companhia, podendo ou não ser uma profissional: a cantora será a dama de companhia do magnata durante o famoso baile da Ópera de Vienna.

Quais são as regras oficiais do jogo de dama?

  • Jogo de Damas: Regras Oficiais. ...
  • A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. ...
  • A pedra e a dama podem capturar tanto para frente. ...
  • Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

O que quer dizer a palavra nobre?

1 Que tem título nobiliárquico; que pertence à nobreza; aristocrata, cavalheiresco, fidalgo. 2 por ext Que tem ascendência ilustre: É de família nobre, porém arruinada. 3 fig Que revela elevação moral, grandeza de alma; altruísta, compassivo, generoso.

O que é dama dos portugueses?

Senhora nobre ou de distinção.

Como fazer um tabuleiro de damas?

Comece por definir as linhas horizontais e depois desenhe as verticais, formando os quadrados. Deverá ter 8 linhas horizontais e 8 linhas verticais. Depois de desenhados os quadrados, pinte-os. Você deverá escolher duas cores contrastantes (preto e vermelho, por exemplo).

Qual é a classe gramatical da palavra de?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.