:

O que é conotação com exemplos?

Índice:

  1. O que é conotação com exemplos?
  2. Qual é o sentido da palavra conotação?
  3. O que é conotação moral?
  4. O que é uma frase conotativa?
  5. O que é conotação e denotação com exemplos?
  6. Em qual frase há conotação?
  7. O que significa conotação na Bíblia?
  8. Onde encontramos a conotação?
  9. O que é conotação sinônimo?
  10. Quais são as frases conotativo?
  11. Qual o sentido da conotação?
  12. Quais são os sinônimos para conotação?
  13. Qual o sentido da palavra conotativa?
  14. Qual a finalidade da conotação?

O que é conotação com exemplos?

Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações. Exemplos: A frieza do olhar não se esconde.

Qual é o sentido da palavra conotação?

Conotação é o sentido que se dá a uma palavra ou expressão a partir de seu contexto. É a linguagem figurada, um estilo de falar ou escrever muito explorado poeticamente e também informalmente.

O que é conotação moral?

Significado de Conotação substantivo feminino Ação que consiste no emprego de uma palavra a partir de um sentido figurado, não literal, e dependente do contexto. Aquilo que uma palavra pode sugerir, além do seu sentido literal, através de associações com outras palavras, outros contextos, outros seres ou objetos.

O que é uma frase conotativa?

Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

O que é conotação e denotação com exemplos?

Meu pai tem uma criação de porcos há anos. (sentido denotativo, a palavra “porco” é empregada em seu sentido literal); Aquele menino é um porco! (sentido conotativo, a palavra “porco” é empregada em sentido figurado, que dá a entender que o menino do exemplo é pouco higiênico).

Em qual frase há conotação?

Exemplo com sentido conotativo e denotativo Na primeira frase, a palavra “cachorro” está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original do termo: animal doméstico. Já na segunda frase, o termo está no sentido conotativo, uma vez que se refere ao caráter do homem “cachorro”: mulherengo ou infiel.

O que significa conotação na Bíblia?

Quando empregamos uma palavra no setido que ela normalmente tem, estamos fazendo uso da denotação (ou sentido denotativo, real). Por outro lado, quando empregamos uma palavra fora do se sentido normal, estamos fazendo uso da conotação (ou sentido conotativo, figurado). ...

Onde encontramos a conotação?

A conotação é muito utilizada na literatura, na linguagem poética, em letras de músicas, anúncios publicitários e em conversas do cotidiano.

O que é conotação sinônimo?

1 sentido, significação, acepção, conceito, conteúdo, implicação. Em linguística: 2 sentido figurado, sentido abstrato, sentido simbólico, sentido alegórico.

Quais são as frases conotativo?

Exemplo com sentido conotativo e denotativo Na primeira frase, a palavra “cachorro” está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original do termo: animal doméstico. Já na segunda frase, o termo está no sentido conotativo, uma vez que se refere ao caráter do homem “cachorro”: mulherengo ou infiel.

Qual o sentido da conotação?

  • A conotação tem o sentido figurado, é aquilo que se quer dizer a partir de um contexto. Enquanto que a denotação é o sentido literal, aquele que está no dicionário. Conotação: "Ela tinha um olhar frio". O frio aqui quer dizer que o olhar passa frieza, uma seriedade sem sentimentos. Denotação: "Fazia muito frio na sala".

Quais são os sinônimos para conotação?

  • Entre os sinônimos para conotação temos as palavras sentido, significação, simbólico, alegórico, conceito, implicação. E também as expressões sentido figurado e sentido abstrato. Quando a conotação de uma palavra tem sentido negativo diz-se que ela tem conotação pejorativa , ou seja, que seu significado deprecia aquilo ou aquele a que se trata.

Qual o sentido da palavra conotativa?

  • Na linguagem conotativa, o sentido vai além da sua denotação, posto que a palavra envia a significados sortidos. A acepção leva a diversas outras ideias associativas, virtuais, sugeridas apenas, e tudo depende do contexto.

Qual a finalidade da conotação?

  • A conotação tem como finalidade provocar sentimentos no receptor da mensagem, através da expressividade e afetividade que transmite. É utilizada principalmente numa linguagem poética e na literatura, mas também ocorre em conversas cotidianas, em letras de música, em anúncios publicitários, entre outros. Você é o meu sol!