:

O que é ser uma pessoa contemplativa?

Índice:

  1. O que é ser uma pessoa contemplativa?
  2. Como ser mais contemplativo?
  3. O que significa Resolutante?
  4. O que é trabalho contemplativo?
  5. O que é lazer contemplativo?
  6. O que é vida contemplativa filosofia?
  7. O que é uma religião contemplativa?
  8. Qual o significado do termo contemplativo?
  9. Qual o significado do verbo contemplar?
  10. Quais são os elementos básicos da atividade contemplativa?
  11. Qual é a finalidade da contemplação?

O que é ser uma pessoa contemplativa?

substantivo feminino Que tende a contemplar; particularidade do que é contemplativo; contemplatividade. Enlevação de pensamento; que está completamente absorvido por alguma coisa. Etimologia (origem da palavra contemplativa).

Como ser mais contemplativo?

Uma certa tradição religiosa nos ensinou que para contemplar é necessário isolar-se, fazer silêncio, retirar-se. Tudo isso exige, portanto, que a pessoa deixe a secularidade e as correntes da história e do século para recluir-se em espaços estritamente feitos e preparados para a vida monacal.

O que significa Resolutante?

1. Dissolvido; desfeito; que desapareceu pouco a pouco. 2. [Figurado] Enérgico; decidido; determinado.

O que é trabalho contemplativo?

Movimento de meditação e máxima atenção, estado especial de consciência presente a todo momento, a contemplação dá sentido e intensidade à vida. Hoje estou mais contemplativo com os colegas de trabalho.

O que é lazer contemplativo?

Lazer contemplativo São áreas onde o que predomina é a beleza plástica. Tudo o que represente o “bonito”, que provoque admiração à visão, deve incorporar estas áreas.

O que é vida contemplativa filosofia?

A vida contemplativa é a vida puramente racional e, por meio dela, o ser humano age de acordo com sua mais elevada faculdade e em busca de um bem que é a própria finalidade e, por isso, é o Sumo Bem.

O que é uma religião contemplativa?

Num contexto coloquial, contemplação significa "admirar e pensar sobre alguma coisa". Num contexto místico-religioso, significa alcançar Deus através da vivência pessoal e não meramente através de um processo discursivo.

Qual o significado do termo contemplativo?

  • Significado de Contemplativo. 1. Respeitante à contemplação; 2. Diz-se do que ou de quem é calmo ou meditabundo; 3. Designa aquele que possui inclinação para a contemplação; 4. Designa o sujeito devoto, absorto ou enlevado.

Qual o significado do verbo contemplar?

  • Significado de Contemplar. verbo transitivo direto e pronominal Olhar fixamente; olhar com muita admiração: contemplou o monumento durante horas; contemplava-se no rio límpido. verbo transitivo direto Observar com muita atenção e cuidado; analisar: passou a contemplar o trabalho do irmão. Atribuir consideração e reconhecimento a;

Quais são os elementos básicos da atividade contemplativa?

  • Na ação de assistir a um filme, encontramos os elementos básicos de toda a atividade contemplativa: refletir sobre alguma verdade, e inclinar o coração a esta verdade.

Qual é a finalidade da contemplação?

  • 1. Respeitante à contemplação; 2. Diz-se do que ou de quem é calmo ou meditabundo; 3. Designa aquele que possui inclinação para a contemplação; 4. Designa o sujeito devoto, absorto ou enlevado. O homem que age não tem escrúpulos; só é escrupuloso o contemplativo.