:

Que quer dizer compulsório?

Índice:

  1. Que quer dizer compulsório?
  2. O que significa vaga compulsória?
  3. Qual o sinônimo de compulsória?
  4. O que significa compulsoriamente dissolvido?
  5. O que é compulsório dos bancos?
  6. O que quer dizer a palavra facultativa?
  7. O que é ser dissolvido?
  8. É possível extinguir compulsoriamente uma associação?
  9. Por que o depósito compulsório é maior na conta corrente?
  10. Qual o valor que ficará compulsoriamente retido no Banco Central do Brasil?
  11. Qual a origem da palavra compulsório?
  12. Quais são as compulsões?
  13. Qual o significado de compulsório adjetivo?
  14. Qual é o trabalho compulsório?

Que quer dizer compulsório?

O significado da palavra compulsória ou compulsoriedade talvez seja desconhecida por grande parte das pessoas. Segundo o dicionário, compulsório é tudo aquilo que possui a capacidade de compelir; de obrigar; em que há obrigação; obrigatório.

O que significa vaga compulsória?

Coordenação de Registros Acadêmicos » Transferência Compulsória. A transferência compulsória é a modalidade de ingresso concedida a servidor público federal civil ou militar, ou seu dependente discente, em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, sendo concedida na forma da Lei Federal n° 9536/97.

Qual o sinônimo de compulsória?

15 sinônimos de compulsória para 3 sentidos da palavra compulsória: Que se impôs, sendo obrigatória: 1 imposta, posta, determinada, forçosa, obrigatória, obrigada, mandatória, exigida, prescrita, colocada, forçada, constrangida, coagida.

O que significa compulsoriamente dissolvido?

Para que uma associação seja compulsoriamente dissolvida, é necessário que haja o trânsito em julgado de decisão judicial nesse sentido.

O que é compulsório dos bancos?

Basicamente, o depósito compulsório é um instrumento do Banco Central para garantir a segurança do sistema financeiro. Isso é feito por meio de uma determinação para que bancos e outras instituições financeiras depositem, no BC, parte de suas captações à vista, a prazo ou na poupança.

O que quer dizer a palavra facultativa?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

O que é ser dissolvido?

Entrar em dissolução; dissipar-se, evaporar-se; desfazer-se; romper-se, anular-se; desmembrar-se, desorganizar-se.

É possível extinguir compulsoriamente uma associação?

“As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado”

Por que o depósito compulsório é maior na conta corrente?

Ao controlar o crédito disponível no mercado, o compulsório também acaba influenciando as taxas de juros — e, consequentemente o nível do spread bancário. Quanto maior for a reserva exigida pelo BC, maiores tendem a ser as taxas praticadas.

Qual o valor que ficará compulsoriamente retido no Banco Central do Brasil?

Em fevereiro, o BC tinha diminuído o compulsório sobre depósitos a prazo de 31% para 25%, sob o argumento de estimular o crescimento da economia. Com o início da pandemia da covid-19, a alíquota passou para 17% de forma emergencial, dentro do pacote de medidas que injetou R$ 1,2 trilhão no sistema financeiro.

Qual a origem da palavra compulsório?

  • Esta palavra tem origem no latim compulsu e está relacionada com com compulsão, uma coisa que é imposta, ou que deve ser cumprida forçosamente ou de forma obrigatória. A expressão trabalho compulsório remete para a situação onde um indivíduo ou grupo é forçado a fazer algum tipo de trabalho, através de ameaças.

Quais são as compulsões?

  • As compulsões, comportamentos compulsivo s ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automaticamente.

Qual o significado de compulsório adjetivo?

  • Significado de Compulsório adjetivo Que possui a capacidade de compelir, de obrigar; em que há obrigação; obrigatório: é compulsório o pagamento de impostos. [Jurídico] Que contém compulsória, determinação judicial.

Qual é o trabalho compulsório?

  • O trabalho compulsório é uma espécie de escravidão contemporânea onde pessoas são submetidas a trabalhos duros e em péssimas condições, sem terem escolha. Sofrendo ameaças psicológicas ou físicas caso não cumpram com aquilo que foi determinado que cumprissem.