:

O que é uma catarse?

Índice:

  1. O que é uma catarse?
  2. Como se diz catarse?
  3. Quais as características levam o indivíduo à catarse?
  4. Como se faz uma catarse?
  5. O que é efeito catártico?
  6. O que é o método catártico?
  7. O que é catarse na educação?
  8. O que que é purgação?
  9. Qual o sinônimo de catarse?
  10. O que é viver uma catarse?
  11. Qual é o conceito da catarse?
  12. Qual é a verdade da catarse?
  13. Como foi tratada a catarse?
  14. Qual é a reflexão sobre a catarse?

O que é uma catarse?

Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica.

Como se diz catarse?

A pronúncia de catarse - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Por que razão catarse se pronuncia "catarZe" e não "catarSe"? A palavra catarse, «purgação, evacuação» e, atualmente, «libertação de emoções reprimidas», pode pronunciar-se com o [s] surdo de persa ou entorse. ... Em suma, ambas as pronúncias estão corretas.

Quais as características levam o indivíduo à catarse?

A catarse nas artes corresponde à sensação de “limpeza, leveza, renovação e purificação” que o ser humano atinge quando entra em contato com alguma obra artística. ... Em outras palavras, a catarse nas artes representa a liberação da tensão emocional e que proporciona fortes emoções além do sentimento de alívio.

Como se faz uma catarse?

A catarse emocional é um processo no qual nossas emoções se mostram da forma mais pura, por isso, costuma fazer parte de situações onde o mal-estar é muito intenso. Justamente por ser uma expressão intensa da emoção, para muitas pessoas costuma ser perturbadora e, inclusive, podem vir a pensar que a catarse é perigosa.

O que é efeito catártico?

A palavra catártica também tem seu sentido literal, agindo como uma função da literatura, a função catártica – ou efeito catártico. Nesse sentido, ela significa uma espécie de descarga emocional que recai sobre o leitor ou escritor, um alívio da tensão e ansiedade psicológica ou moral.

O que é o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. ...

O que é catarse na educação?

A catarse na PHC é o ponto culminante do processo educativo, é o momento que os educandos incorporam de forma efetiva os instrumentos culturais que se transformam em ferramentas de reflexão e ação na prática social global.

O que que é purgação?

1. Limpar, purificar pela eliminação das impurezas ou matérias estranhas. 2. Livrar de obstipação intestinal ou de impurezas interiores por meio de purgantes ou outros medicamentos.

Qual o sinônimo de catarse?

11 sinônimos de Catarse para 2 sentidos da palavra Catarse: Libertação de sentimentos reprimidos: 1 libertação, purificação, purgação, purga, limpeza, depuração, expiação, ab-reação.

O que é viver uma catarse?

Catarse é um conceito que deriva da língua grega. ... Hoje em dia, catarse usa-se para designar a mudança/alteração que experimenta alguém depois de viver um acontecimento traumático ou que lhe provoca uma exaltação bastante grande.

Qual é o conceito da catarse?

  • Na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), a catarse é um conceito que foi explorado por diversos pensadores. Merece destaque o filósofo italiano marxista Antonio Gramsci (1891-1937).

Qual é a verdade da catarse?

  • Essa é a verdade da catarse, significado máximo da libertação. Vamos entender melhor a sua essência e de que modo ela nos transforma. O que é catarse? Catarse, em pura essência, significa limpeza, libertação ou purificação da mente humana. A princípio, o termo parece bastante complexo de se alcançar um ponto em comum de entendimento.

Como foi tratada a catarse?

  • Além desse sentido filosófico, a catarse também foi tratada em sentido estético, ligado às artes. O poeta grego Empédocles utilizou esta palavra como título de um de seus poemas, mas foi Aristóteles quem primeiramente desenvolveu um pensamento sobre ela nesse sentido.

Qual é a reflexão sobre a catarse?

  • Em sentido estritamente filosófico, como tratado pelos antigos gregos, pode-se encontrar a reflexão sobre a catarse em dois filósofos. São eles Platão e Plotino. Para o primeiro, a catarse é a dissociação entre o melhor e o pior, onde o que é melhor é mantido e o que é pior, rejeitado.