:

O que significa a expressão Candango?

Índice:

  1. O que significa a expressão Candango?
  2. Qual a origem e o significado da palavra Candango?
  3. Qual a diferença entre Candango e Brasiliense?
  4. Como era a qualidade de vida dos candangos?
  5. O que significa Casa de Candango?
  6. Qual o feminino de Candango?
  7. Qual a origem de candango?
  8. Quem nasce em Brasília e candango ou brasiliense?
  9. Porque quem nasce em Brasília é chamado de brasiliense?
  10. Qual era a forma de identificação do Candango *?

O que significa a expressão Candango?

1. [Antigo, Depreciativo] Designação dada pelos africanos aos portugueses. 2. [Brasil] Relativo a ou operário que trabalhou na construção de Brasília, capital do Brasil (ex.: o livro traça o perfil de vários trabalhadores candangos; meu tio foi candango).

Qual a origem e o significado da palavra Candango?

O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa. No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital.

Qual a diferença entre Candango e Brasiliense?

"Brasiliense" ou "Candango" são os nomes que se dão a quem nasceu em Brasília. "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção.

Como era a qualidade de vida dos candangos?

Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).

O que significa Casa de Candango?

"Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .

Qual o feminino de Candango?

Mal vestida, desocupada, feinha, sem estudos, sem ocupação, sem educação familiar. .. Exemplo de uso da palavra Candanga: Candanga é a mulher que não serve nem pra ser namorada ...

Qual a origem de candango?

No início, havia um tom pejorativo em ser chamado de Candango. É sabido que a palavra tem origem na África e veio para o Brasil com a cultura dos escravos usada com desprezo para se referir "aos senhores portugueses dos engenhos de açúcar.

Quem nasce em Brasília e candango ou brasiliense?

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...

Porque quem nasce em Brasília é chamado de brasiliense?

"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.

Qual era a forma de identificação do Candango *?

No início, havia um tom pejorativo em ser chamado de Candango. É sabido que a palavra tem origem na África e veio para o Brasil com a cultura dos escravos usada com desprezo para se referir "aos senhores portugueses dos engenhos de açúcar.