:

Qual o significado de um bordão?

Índice:

  1. Qual o significado de um bordão?
  2. O que quer dizer bordão e báculo?
  3. Qual a diferença entre a vara e o cajado?
  4. Para que serve um bordão?
  5. O que é o bordão do pastor?
  6. O que é báculo plantas?
  7. Como se chama o cajado do Papa?
  8. O que significa a vara e o cajado na Bíblia?

Qual o significado de um bordão?

[ Linguística ] Palavra ou locução esvaziada de sentido e sem função morfossintáctica , que se usa ou repete no discurso, geralmente de forma inconsciente ou automática, por vezes como forma de apoio em momentos de hesitação, esquecimento ou reformulação do pensamento (ex.: os bordões portanto e é assim são ...

O que quer dizer bordão e báculo?

Um báculo, em sentido lato, é um tipo de cajado usado pelos pastores para se apoiarem ao andar e para conduzirem o gado. ... No sentido restrito, refere-se a um bordão usado pelos dignitários da Igreja Católica, simbolizando o seu papel de pastores do rebanho divino.

Qual a diferença entre a vara e o cajado?

bordão com a extremidade superior arqueada bastão bordão de pastor báculo bordão cajado vara autoridade bengala denso poder amparo apoio arrocho cacete chavão esteio estribilho pau trôcho varapau árvore cacête importuno maçante madeira manguara soporífero soporifero estaca jurisdição medida pírtiga ramo verga mais...

Para que serve um bordão?

1 Vara grossa e comprida que serve de apoio para quem caminha; banano, bastão, cajado. 2 fig Aquele ou aquilo que serve de ajuda ou amparo.

O que é o bordão do pastor?

Peça colocada na capota de carros antigos conversíveis, geralmente feitas de fibras de vidro, unindo a lona ou tecido com as ferragens de acionamento manual, que serve para o fechamento da mesma, unindo a parte superior ao parabrisas, com fechos de metal, evitando assim a entrada da luz solar e a chuva.

O que é báculo plantas?

Em botânica, báculo é a folha jovem das pteridófitas, espécies da classe das filicópsidas que, antes de se desenrolar, exibe forma semelhante a um cajado ou báculo episcopal.

Como se chama o cajado do Papa?

Férula papal (do latim Ferula pontificalis: bastão pontifical) é uma insígnia papal, em forma de bastão alto encimado pela cruz. Rower (1947) define como um bastão, à guisa de cetro, que desde a Idade Média era colocado na mão do papa depois de sua eleição para significar o seu poder espiritual e temporal.

O que significa a vara e o cajado na Bíblia?

A vara é um pedaço de pau curto, era uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, o poder e autoridade de Deus. 2. O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.