:

O que é uma pessoa alusiva?

Índice:

  1. O que é uma pessoa alusiva?
  2. Qual o sinônimo de alusão?
  3. O que significa alude no dicionário?
  4. O que é processo alusivo?
  5. O que significa parafrasear algo?
  6. Qual a origem da palavra “alusão”?
  7. Quais são os sinônimos de alusão?
  8. Qual o significado de alusivo no Dicionário?
  9. Qual a função da alusão?

O que é uma pessoa alusiva?

Que não menciona diretamente algo ou alguém; que se refere indiretamente a algo ou alguém; relacionado; referente: texto alusivo ao nazismo. ... De caráter alegórico, não literal; representação de um pensamento através de uma figura de linguagem; figurado: texto alusivo.

Qual o sinônimo de alusão?

12 sinônimos de alusão para 2 sentidos da palavra alusão: Referência indireta e vaga: 1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento.

O que significa alude no dicionário?

verbo transitivo indireto Fazer alusão, referência a; citar ou mencionar algo ou alguém rapidamente na conversa; referenciar, mencionar: o governante não aludiu ao que poderá acontecer em assembleia. Etimologia (origem da palavra aludir).

O que é processo alusivo?

O processo alusivo remonta ao período clássico. Tal procedimento perpetuou-se ao longo da história, sendo praticado inclusive por escritores que não intencionaram aderir-lhe - caso de Lima Barreto no que tange à sua obra Triste Fim de Policarpo Quaresma em relação a Dom Quixote de La Mancha.

O que significa parafrasear algo?

Paráfrase é um recurso de interpretação textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mas mantendo a ideia central da informação.

Qual a origem da palavra “alusão”?

  • Etimologia da palavra “Alusão” É bom saber de onde vem a palavra que dá nome às figuras de linguagem, pois isto ajuda-nos a compreender seu sentido e suas características. Temos, portanto a origem do termo Alusão. É um vocábulo que vem do latim “ alludere”, que quer dizer “para brincar”.

Quais são os sinônimos de alusão?

  • Sinônimos de alusão. Alguns dos principais sinônimos de alusão, de acordo com as diferentes acepções deste termo são: Menção; Indireta; Citação; Insinuação; Observação; Comentário; Referência; Referimento; Comparação; Avaliação. Por outro lado, o principal antônimo de alusão é: omissão.

Qual o significado de alusivo no Dicionário?

  • Alusivo significado alusivo tradução Dicionário Definição de alusivo no Dicionário Português Online. Significado de alusivo tradução alusivo. Traduções de alusivo. O que é casa alusivo sinônimos. Informações sobre alusivo no dicionário e enciclopédia gratuitos em inglês. adj. Que envolve alusão. Que diz respeito a alguma coisa.

Qual a função da alusão?

  • Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. Exemplo: “Para explicar o conceito de intolerância religiosa, o professor fez alusão aos ideais nazistas ...