:

O que é cefaleia no cérebro?

Índice:

  1. O que é cefaleia no cérebro?
  2. O que é cefaleia retrô orbitária?
  3. Quais os perigos da cefaleia?
  4. Qual é a causa da cefaleia?
  5. O que é cefaleia e quais os sintomas?
  6. Quais são os tipos de cefaleias?
  7. O que é cefaleia e seus sintomas?
  8. O que é cefaleia primária e secundária?
  9. O que a cefaleia crônica pode causar?
  10. Quantos dias pode durar a cefaleia?
  11. Como se trata a cefaleia em salvas?
  12. Quais são as causas das cefaleias?
  13. Qual a origem do termo “analogía”?
  14. Qual é a analogia em biologia?

O que é cefaleia no cérebro?

Uma cefaleia é a dor em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, pescoço superior, face e o interior da cabeça. Cefaleias são um dos motivos mais comuns que fazem as pessoas visitar um médico. Cefaleias afetam a capacidade para o trabalho e para a realização de tarefas diárias.

O que é cefaleia retrô orbitária?

A dor é retro-orbital (indicando a existência de envolvimento da divisão oftálmica do nervo trigêmeo), unilateral e grave (Fig. 89.8). Em geral, os pacientes caminham para aliviar a dor, diferentemente dos indivíduos com enxaqueca, que tendem a evitar atividades.

Quais os perigos da cefaleia?

Além do aumento do tempo dos episódios, a doença pode causar a queda da pálpebra do lado onde a dor afeta o indivíduo. O grande perigo da cefaleia em salvas está no fato de a dor se irradiar para outras regiões da cabeça, como a têmpora, testa, bochechas, nariz e gengiva superior.

Qual é a causa da cefaleia?

As causas podem ser estresse, ansiedade e depressão e o tratamento geralmente é feito com medicamentos. Cefaleia em salvas – é menos frequente e tem como sinal uma dor intensa, que aparece a noite, de um lado só ou em torno dos olhos. Pode durar poucos minutos ou horas.

O que é cefaleia e quais os sintomas?

A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.

Quais são os tipos de cefaleias?

Os Diferentes Tipos de Cefaleia e Suas Características

  • Enxaquecas.
  • Dor de Cabeça por Tensão.
  • Cefaleia em Salvas.
  • Cefaleia Crônica Diária.
  • Cefaleia Cervicogênica.
  • Cefaleia Hormonal.
  • Cefaleia por Esforço.
  • Cefaleia por Jejum.

O que é cefaleia e seus sintomas?

A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.

O que é cefaleia primária e secundária?

As cefaleias primárias são as que ocorrem sem etiologia demonstrável pelos exames clínicos ou laboratoriais usuais. As principais são a enxaqueca, também conhecida como migrânea, a cefaleia do tipo tensional e a cefaleia em salvas. As cefaleias secundárias são as provocadas por doenças.

O que a cefaleia crônica pode causar?

Sintomas relacionados à cefaleia crônica É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Quantos dias pode durar a cefaleia?

Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança. Elas raramente despertam as pessoas do sono. Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês.

Como se trata a cefaleia em salvas?

  • Bem mais rara, a cefaleia em salvas se caracteriza por sintomas que vêm em períodos curtos, de uma a três vezes ao dia, durante algumas semanas ou meses. São dores súbitas e intensas, de um lado só da cabeça, localizadas na região dos olhos e acompanhadas de obstrução nasal e lacrimejamento.

Quais são as causas das cefaleias?

  • As suas causas são múltiplas, sendo das dores mais comuns — atualmente as cefaleias são a 3ª causa mundial de incapacidade, segundo a Organização Mundial de Saúde. As cefaleias são classificadas em 3 grandes grupos, conforme a sua origem:

Qual a origem do termo “analogía”?

  • O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas. Possuem função semelhante que, neste caso, é comandar, dar ordens.

Qual é a analogia em biologia?

  • Analogia em Biologia. Em Biologia, analogia e homologia são termos relacionados com a evolução das espécies. Componentes análogos são aqueles que apesar de terem procedência e constituição diferentes, apresentam uma semelhança no âmbito morfológico ou funcional.