:

O que é ambígua exemplo?

Índice:

  1. O que é ambígua exemplo?
  2. O que é um texto ambíguo?
  3. O que é ambíguo sinônimo?
  4. Como explicar a ambiguidade?
  5. Como identificar a ambiguidade?
  6. Como identificar ambiguidade em uma frase?
  7. Qual o sinônimo de Paradoxo?
  8. Quais são os sinônimos de ambíguo?
  9. Qual o significado da ambiguidade?
  10. Qual o significado de uma palavra ambígua?
  11. Qual a ambiguidade da linguagem?

O que é ambígua exemplo?

O que é Ambíguo: Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. ... Por exemplo, a palavra "banco", pode ser interpretada tanto como uma casa bancária, como um banco para sentar.

O que é um texto ambíguo?

Com distintos significados; equívoco: texto ambíguo. [Gramática] Cujo sentido permite várias interpretações (inclusive contrárias); que comporta mais de uma interpretação diferente. [Gramática] De sentido incerto, equívoco; anfibológico: resposta ambígua.

O que é ambíguo sinônimo?

1 dúbio, equívoco, anfibológico, evasivo. Que é incerto ou duvidoso: 2 confuso, duvidoso, enigmático, escuro, impreciso, incerto, indefinido, indeterminado, indiscriminado, inexato, neutro, obscuro, problemático, vago.

Como explicar a ambiguidade?

Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico.

Como identificar a ambiguidade?

Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.

Como identificar ambiguidade em uma frase?

Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.

Qual o sinônimo de Paradoxo?

Contradição: 1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Quais são os sinônimos de ambíguo?

  • Sinônimos de ambíguo 1 duvidoso 2 dúbio 3 enigmático 4 equívoco 5 impreciso 6 incerto 7 indeterminado 8 problemático 9 vacilante 10 inexato 11 neutro More ...

Qual o significado da ambiguidade?

  • A ambiguidade pode estar em palavras, frases, expressões ou sentenças completas. É bastante aplicável em textos de teor literário, poético ou humorístico, mas deve ser evitado em textos científicos ou jornalísticos, por exemplo. Veja o Significado de Ambíguo.

Qual o significado de uma palavra ambígua?

  • Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos. Por exemplo, a palavra "banco", pode ser interpretada tanto como uma casa bancária, como um banco para sentar.

Qual a ambiguidade da linguagem?

  • Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico. Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra. Neste caso, ela compromete o significado do enunciado. "Maria comeu um doce e sua irmã também."