:

Como deve ser a estrutura de uma sala de vacina?

Índice:

  1. Como deve ser a estrutura de uma sala de vacina?
  2. O que não pode faltar na sala de vacina?
  3. Como é feito o transporte das vacinas?
  4. Como é a sala de vacina?
  5. Como deve ser organizada a sala de vacinas a Organização das vacinas no refrigerador ou câmara fria?
  6. Quais os principais materiais considerados básicos na sala de vacinação?
  7. Como deve ser descartado o lixo da sala de vacina?
  8. Qual temperatura da vacina?
  9. Onde são armazenadas as vacinas?
  10. Como funciona a sala de vacina no PSF?

Como deve ser a estrutura de uma sala de vacina?

De acordo com a orientação da Organização Pan-Americana de Saúde, deve-se armazenar os imunobiológicos de maneira a não ocupar todo o espaço do equipamento: geladeira: ocupar somente 50% da sua capacidade com imunobiológicos, bobinas e garrafas; freezer: ocupar 65% da sua capacidade com imunobiológico ou gelo.

O que não pode faltar na sala de vacina?

Conforme descrito na literatura, são necessários os seguintes insumos: termômetro clinico e de cabo extensor; bandeja plástica perfurada; gelo reciclável; garrafa com água; álcool para situações de vacinação em zona rural ou ambientes hospitalar; algodão hidrófilo; recipiente para o acondicionamento do algodão, ...

Como é feito o transporte das vacinas?

Por se tratar de um produto altamente sensível, as vacinas devem ser transportadas em caixas térmicas ainda mais seguras e resistentes, evitando qualquer alteração de temperatura. Além disso, é preciso proteger a estrutura das embalagens durante o transporte.

Como é a sala de vacina?

A sala de vacinação é a instância final da REDE DE FRIO, onde os procedimentos de vacinação são executados, mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. Todas as vacinas devem ser armazenadas em temperatura entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.

Como deve ser organizada a sala de vacinas a Organização das vacinas no refrigerador ou câmara fria?

Conforme o PNI, a geladeira de vacinas deve ser organizadas da seguinte forma:

  • uso de gelo reciclável no compartimento congelador;
  • vacinas que podem ser congeladas devem ser colocadas na primeira prateleira;
  • vacinas que não podem ser congeladas precisam ser alocadas na segunda prateleira do refrigerador;

Quais os principais materiais considerados básicos na sala de vacinação?

Os principais materiais utilizados na sala de vacina são: - Bandeja plástica perfurada; - Gelo reciclável; - Caixa térmica para a conservação dos imunobiológicos; - Álcool a 70% para situações excepcionais (vacinação em zona rural e em ambiente hospitalar);

Como deve ser descartado o lixo da sala de vacina?

As sobras diárias de imunobiológicos ou os imunológicos vencidos da sala de vacinação, compostos por micro-organismos vivos, devem ser submetidas a descaracterização física utilizando autoclaves durante 15 minutos, à temperatura de 127ºC, estufa por 30 minutos a 120° C.

Qual temperatura da vacina?

"Para as vacinas para covid-19, vamos adaptar as que já existem, o que será descomplicado para aqueles imunizantes que precisam de temperaturas entre 2 e 8ºC", diz Liana.

Onde são armazenadas as vacinas?

A grande maioria das vacinas deve ser armazenada no meio 2-8 no ⁰ C em um refrigerador, com uma média preferida 5 do ⁰ C, embora algumas devem permanecer congeladas em uma escala entre -15 -50 ao ⁰ C.

Como funciona a sala de vacina no PSF?

A equipe é composta, preferencialmente, por técnicos ou auxiliares de enfermagem, para cada turno de trabalho. A supervisão e o treinamento em serviço são realizados por um enfermeiro. A equipe pode ser ampliada, dependendo da demanda ao serviço de saúde.