O que significa Sirvam nossas façanhas?
Índice:
- O que significa Sirvam nossas façanhas?
- Qual é o significado do hino Rio-grandense?
- Que entre nós Reviva Atenas?
- Qual a letra do hino Rio-grandense?
- O que significa Impia e injusta guerra?
- Qual a história do hino Rio-grandense?
- Em qual ano o hino Rio-grandense é oficializado como um símbolo do Rio Grande do Sul?
- O que quer dizer aurora precursora?
- Quem são os autores do hino Rio-grandense?
- Quantos anos tem o hino Rio-grandense?
O que significa Sirvam nossas façanhas?
“Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra.” Essa frase traz em si um convite à uma reflexão bastante necessária para pessoas que desejam passar pela história de um lugar e deixar ali seu legado. Mais do que isso, passa por aqui o desejo de ser modelo, inspiração.
Qual é o significado do hino Rio-grandense?
— O Hino Rio-grandense valoriza o cultivo de princípios virtuosos para que um povo se mantenha em liberdade, através da continuidade da capacidade de decidir segundo seus próprios valores.
Que entre nós Reviva Atenas?
Em 1966, um trecho do Hino Rio-grandense que dizia “Entre nós, reviva Atenas, para assombro dos tiranos. Sejamos gregos na glória, e na virtude, romanos” foi retirado da letra cantada desde 1933. O pedido de exclusão foi feito pelo então deputado estadual Getúlio Marcantonio.
Qual a letra do hino Rio-grandense?
Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura (mais conhecido na época como "Chiquinho da Vovó"), música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real....Hino Rio-Grandense.
Hino Sul Rio-Grandense | |
---|---|
Letra | Francisco Pinto da Fontoura |
Composição | Joaquim José Mendanha |
Adotado | 1966 |
Letra do hino (Wikisource) |
O que significa Impia e injusta guerra?
O feriado de 20 de Setembro evoca os ideais da Revolução Farroupilha, cujo objetivo foi buscar melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.
Qual a história do hino Rio-grandense?
O hino do Rio Grande do Sul surgiu durante os anos de Revolução Farroupilha (1835-1845). ... Uma segunda versão, de autoria até então desconhecida, se popularizou em 1839 como o Hino Farroupilha, após ter sido publicada pelo jornal oficial da República Rio-Grandense, O Povo.
Em qual ano o hino Rio-grandense é oficializado como um símbolo do Rio Grande do Sul?
No ano de 1966, o Hino foi oficializado como Hino Farroupilha ou Hino Rio-Grandense, por força da lei 5213 de 05 de janeiro de 1966, quando foi suprimida a segunda estrofe.
O que quer dizer aurora precursora?
Mas, no caso, não se trata de uma aurora qualquer: estamos falando de uma "aurora precursora", e mais: "precursora do farol da divindade". Pois então. ... A aurora é o que vem imediatamente antes do nascer do sol, logo ela só poderia ser a "precursora do farol da divindade".
Quem são os autores do hino Rio-grandense?
É impossível desassociar o hino Rio-Grandense da Revolução Farroupilha e a discussão racial em torno dele começa desde sua melodia, composta em 1838 pelo maestro Joaquim José de Mendanha.
Quantos anos tem o hino Rio-grandense?
História do hino A primeira edição é de 1838. A letra atual, porém, sofreu uma alteração em 1966, quando foi oficializada como Hino Farroupilha ou Hino Rio-Grandense, por força da mesma lei 5.213/66. Na ocasião, foi suprimida a segunda estrofe, com os versos "Entre nós, reviva Atenas, para assombro dos tiranos.