:

O que significa a sigla sefip?

Índice:

  1. O que significa a sigla sefip?
  2. O quê GFIP na contabilidade?
  3. O que conferir na sefip?
  4. Quando a GFIP será substituída?
  5. Onde consultar sefip enviadas?
  6. Como utilizar o programa sefip passo a passo?
  7. Quais os critérios para transmissão do SEFIP?
  8. Qual a diferença entre SEFIP e GFIP?
  9. Qual a sanção para a SEFIP?
  10. Como o SEFIP é transmitido pela internet?

O que significa a sigla sefip?

O que é o SEFIP? Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, que é utilizado para a geração da GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social.

O quê GFIP na contabilidade?

Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social. A GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social) é um documento que toda pessoa jurídica deve entregar.

O que conferir na sefip?

Validador Sefip

  1. Acesse o validador e importe o arquivo.
  2. Após a importação do arquivo, acesse: Relatórios > Movimento > Simulação de Fechamento.
  3. Ao emitir o relatório é possível conferir os valor da base de cálculo de cada funcionário e o INSS a recolher, conforme recibo da folha de pagamento.

Quando a GFIP será substituída?

À partir da competência 07/2021 a GFIP será substituída pela DCTFWEB, com recolhimento através do DARF. Para o FGTS não há alteração.

Onde consultar sefip enviadas?

Basta clicar em “Relatórios RE”, depois em “Arquivo SEFIP” e informar o final do arquivo SFP salvo no momento do envio dos arquivos. Já as guias que foram pagas podem ser visualizadas diretamente no site da Receita Federal.

Como utilizar o programa sefip passo a passo?

Gerando a SEFIP no sistema Departamento Pessoal

  1. Acesse a aba "Obrigações Acessórias - SEFIP/GRRF";
  2. Marque a opção "GFIP" e a opção "Disco";
  3. Informe o Caminho que deseja salvar o arquivo;
  4. Marque se deseja que o responsável pelo arquivo seja o Bureau (Contador) ou a Empresa e clique em "Avançar";

Quais os critérios para transmissão do SEFIP?

  • Mensalmente, os critérios para transmissão do SEFIP são: Apenas recolhimentos ao FGTS. Recolhimentos e informações ao FGTS. Apenas informações à Previdência Social. É importante ressaltar que, mesmo que a empresa recolha devidamente o FGTS ou os encargos sociais, ela é obrigada a transmitir os arquivos SEFIP.

Qual a diferença entre SEFIP e GFIP?

  • A diferença entre SEFIP e GFIP é a seguinte: SEFIP é o programa (aplicativo) que permite que o empregador gere a GFIP, que é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. Essa guia deve conter informações de um cadastro eficiente de vínculos e remunerações dos beneficiários da Previdência Social.

Qual a sanção para a SEFIP?

  • Transmite o arquivo da SEFIP com erros de preenchimento. Ao responsável, cabem sanções previstas na Lei nº. 8.036, de 11/5/1990, no que se refere ao FGTS, e as multas, previstas na Lei nº. 8.212, de 24/7/1991, no que tange à Previdência Social, conforme disposto na Portaria Interministerial MPS/MTE nº. 227, de 25/2/2005.

Como o SEFIP é transmitido pela internet?

  • De acordo com as informações descritas na Circular CAIXA nº. 548/2011, os arquivos gerados pelo SEFIP devem ser transmitidos pela internet, por meio do canal eletrônico de relacionamento intitulado Conectividade Social. Mensalmente, os critérios para transmissão do SEFIP são: Apenas recolhimentos ao FGTS.