O que é seleção artificial como funciona este processo?
Índice:
- O que é seleção artificial como funciona este processo?
- Como fazer seleção artificial?
- Qual a diferença da seleção natural e seleção artificial?
- Onde podemos utilizar a seleção artificial?
- O que é seleção estabilizadora disruptiva e direcional?
- Quais são os três tipos de seleção natural?
- Como é feita a seleção artificial?
- Quais os efeitos colaterais da seleção artificial?
- Qual a diferença entre os dois tipos de seleção?
- Qual o objetivo da seleção natural?
O que é seleção artificial como funciona este processo?
A seleção artificial, também chamada de "reprodução seletiva", acontece quando os seres humanos selecionam as características desejáveis em produtos agrícolas ou animais, ao invés de deixarem a espécie evoluir e mudar gradualmente sem a interferência humana, como acontece na seleção natural.
Como fazer seleção artificial?
De maneira simplificada, a seleção artificial funciona da seguinte forma: o homem seleciona indivíduos com uma determinada característica desejada e promove o cruzamento entre eles, fazendo o mesmo tipo de seleção nas gerações seguintes.
Qual a diferença da seleção natural e seleção artificial?
Na seleção natural, o ambiente seleciona a propagação das características favoráveis, sendo, assim, um processo natural, diferenciando-se da seleção artificial, na qual o homem seleciona as características consideradas importantes e direciona o processo reprodutivo.
Onde podemos utilizar a seleção artificial?
A seleção artificial pode ser usada para produzir frutas e vegetais maiores, mais saborosos e de maior durabilidade. Plantas com maior resistência a pragas, doenças e variações climáticas.
O que é seleção estabilizadora disruptiva e direcional?
Existem três tipos de seleção natural: a direcional, que favorece um fenótipo extremo, a estabilizadora, que favorece o intermediário, e a disruptiva, que seleciona os extremos.
Quais são os três tipos de seleção natural?
A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.
Como é feita a seleção artificial?
- A seleção artificial, tal como o nome indica, é feita pelo Homem que seleciona fenótipos que lhe são mais úteis por razões alimentares, médicas ou outras.
Quais os efeitos colaterais da seleção artificial?
- Os acidentes entre eles e os humanos são cada vez mais comuns, revelando os efeitos colaterais da seleção artificial. Os processos de seleção artificial são o endocruzamento, heterose e formação de híbridos.
Qual a diferença entre os dois tipos de seleção?
- Entretanto, os dois tipos de seleção diferem em dois aspectos: quanto ao agente que exerce a pressão seletiva – o homem na seleção artificial e o ambiente na seleção natural – e quanto à intenção existente no processo de seleção artificial.
Qual o objetivo da seleção natural?
- No caso da seleção artificial há um objetivo pré-definido – o de obter um cão de porte pequeno ou mais agressivo, por exemplo. O mesmo não ocorre no caso da seleção natural, pois a natureza não possui objetivos – simplesmente são “selecionados” aqueles que indivíduos que conseguem sobreviver e se reproduzir.