Como Aristóteles define o bem comum?
Índice:
- Como Aristóteles define o bem comum?
- Qual o significado geral do conceito de bem comum?
- Como pode ser considerado um bem comum?
- Como é definido o bem comum?
- Qual o princípio do bem comum?
Como Aristóteles define o bem comum?
Aristóteles ensina que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem e que o bem propriamente humano é o fim. Os fins que vão além das ações são desejados de per si, enquanto que os que estão na própria ação são desejados em razão dos outros que lhe são superiores.
Qual o significado geral do conceito de bem comum?
- O significado geral do conceito de bem comum refere-se ao que pode seraproveitado ou usado por todas as pessoas. Em outras palavras, todos os indivíduos de uma comunidade podem se beneficiar de um bem comum. A partir dessa ideia, a noção é usada com diferentes nuances ou alcances em diferentes áreas.
Como pode ser considerado um bem comum?
- O bem comum pode ser considerado como algo que maximiza o bem-estar socioeconômico de todas as pessoas. Também aquilo que é usufruído pela comunidade em geral. Pode-se argumentar, finalmente, que um bem comum é algo cuja propriedade não é privada (não pertence a nenhuma pessoa).
Como é definido o bem comum?
- Assim como na ideia filosófica, que aliás é usada como base para empregar o conceito em outros ramos do conhecimento, o bem comum é definido a partir dos interesses públicos, ou seja, tudo que seja pertinente ao usufruto ou que beneficie uma sociedade como um todo.
Qual o princípio do bem comum?
- No entanto, ao viver em sociedade é inevitável abordar a questão do bem-estar da coletividade ou o bem comum. O princípio do bem comum tem uma dimensão ética. Assim, em vez de pensar no ser humano individual e concreto, trata-se de pensar no interesse da sociedade em seu conjunto.