O que significa a palavra gentios na Bíblia?
Índice:
- O que significa a palavra gentios na Bíblia?
- Qual o significado de gentios na Bíblia?
- Qual a origem da palavra gentio?
- Por que essa expressão não tem nada a ver com a gentileza?
- Por que a palavra “gentios” foi utilizada no livro de Gênesis?
O que significa a palavra gentios na Bíblia?
Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.
Qual o significado de gentios na Bíblia?
- Os gentios na Bíblia basicamente eram as pessoas que não pertenciam ao povo de Israel. A palavra gentios aparece muitas vezes na Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento. Mas dependendo do contexto, o significado de gentios pode apresentar algumas variações.
Qual a origem da palavra gentio?
- A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
Por que essa expressão não tem nada a ver com a gentileza?
- A primeira coisa a se dizer a respeito dessa expressão é que ela não tem nada a ver com a palavra “gentil”, que significa generoso, amável, cortês, e da qual deriva a palavra gentileza. A expressão “gentio” tem outro significado como veremos a seguir. Para entendermos bem essa expressão, precisamos olhar um pouco para o passado.
Por que a palavra “gentios” foi utilizada no livro de Gênesis?
- Primeiramente, no livro de Gênesis a palavra “gentios” (heb. goyim, em algumas traduções “nações”) foi utilizado sem distinção na divisão entre os descendentes dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé (Gênesis 10:5,20,31).