O que se entende por aceite presumido?
Índice:
- O que se entende por aceite presumido?
- O que é uma triplicata?
- Quais os tipos de aceite?
- Qual a obrigatoriedade do aceite da duplicata?
- Como funciona a duplicata?
- Quais são as duplicatas descontadas?
- Qual a emissão da duplicata mercantil?
O que se entende por aceite presumido?
Como é sabido, na letra de câmbio, a emissão do título não obriga o sacado, que poderá deixar de lançar seu aceite e, conseqüentemente, não se vincular ao pagamento do título. É o chamado aceite presumido. ... O aceite na duplicata é sempre obrigatório.
O que é uma triplicata?
A triplicata nada mais é do que uma cópia da duplicata que foi perdida ou extraviada, possuindo ela os mesmos efeitos, requisitos e formalidades das duplicatas que substituiu.
Quais os tipos de aceite?
O aceite, espécies e modalidades
- O aceitante se torna o principal responsável pelo pagamento.
- Aceite Facultativo – a apresentação do título para aceite é uma mera opção do credor. ...
- Aceite puro e simples – o aceitante formula uma concordância total com a ordem de pagamento formulada pelo sacador.
Qual a obrigatoriedade do aceite da duplicata?
- Ora, não ocorrendo nenhuma das hipóteses acima, o comprador é compelido a aceitar a duplicata sob pena de sofrer o protesto da cártula por falta de aceite. Em face da obrigatoriedade, o aceite da duplicata é classificado em 03 modalidades distintas, segue-se: a) Ordinário: é resultante da assinatura chancelada na cártula.
Como funciona a duplicata?
- A duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título. A duplicata funciona como um título de crédito.
Quais são as duplicatas descontadas?
- Duplicatas descontadas são os títulos de crédito ou promessas de recebimento a partir de contratos assinados usadas por uma empresa como garantia para obter crédito bancário. Os bancos oferecem linhas de crédito especiais para duplicatas descontadas de empresas.
Qual a emissão da duplicata mercantil?
- A duplicata mercantil deve ser emitida com base na fatura ou na NF-fatura. Logo, sua emissão se dá após a de uma destas relações de mercadorias vendidas. Seus requisitos são os seguintes: a) a expressão “duplicata”, a data de sua emissão e o número de ordem (art. 2º, § 1º, I);