:

Quando foi criado o Programa Aprendiz Legal?

Índice:

  1. Quando foi criado o Programa Aprendiz Legal?
  2. Como funciona Programa Aprendiz Legal?
  3. Qual a diferença entre o Aprendiz Legal e o jovem aprendiz?
  4. Como o Programa Aprendiz Legal pode oferecer suporte?
  5. Quem criou o Programa Aprendiz Legal?
  6. Quem criou a lei do menor aprendiz?
  7. Quem pode fazer o Aprendiz Legal?
  8. Quanto ganha um Jovem Aprendiz que trabalha 4 horas?
  9. Quais empresas são aptas a receber o jovem aprendiz?
  10. Porque você quer participar do programa Jovem Aprendiz?
  11. Qual é o programa de aprendizagem legal?
  12. Como participar do Aprendiz Legal?
  13. Qual a importância do Aprendiz Legal?
  14. Qual a história do Aprendiz Legal?

Quando foi criado o Programa Aprendiz Legal?

A Lei do Aprendiz, também conhecida como Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, é uma lei do Brasil aprovada em 2000 e regulamentada em 2005.

Como funciona Programa Aprendiz Legal?

O Aprendiz Legal propõe uma gestão compartilhada: o orientador do aprendiz na empresa e o empresário podem participar efetivamente do programa, acompanhando on line o desenvolvimento do jovem e apontando para a instituição formadora o que deve ser ajustado.

Qual a diferença entre o Aprendiz Legal e o jovem aprendiz?

De forma prática, passou-se a adotar que o menor aprendiz tem idade entre 14 a 17 anos, enquanto o jovem aprendiz pode ter 18 a 24 anos. ... A Lei do Aprendiz – 10.097/2000, porém, contempla as pessoas que têm de 14 a 24 anos incompletos, que estejam no ensino fundamental ou médio.

Como o Programa Aprendiz Legal pode oferecer suporte?

Resposta: Esse acompanhamento é possível pelo ambiente virtual do Aprendiz Legal, espaço onde os participantes do programa interagem para monitorar todo o processo, desde o desenvolvimento de competências dos aprendizes e sua freqüência até a metodologia.

Quem criou o Programa Aprendiz Legal?

Roberto Marinho O Aprendiz Legal é um Programa de formação profissional básica, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e implementado por instituições formadoras parceiras pelo país, voltado ao atendimento da Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.

Quem criou a lei do menor aprendiz?

Quem criou o Programa Menor Aprendiz?

Lei 10 097
RatificadoSancionada em 19 de dezembro de 2000
Local de assinaturaBrasília
Propósitofacilitar o ingresso do jovem no mercado do trabalho sem comprometer os seus estudos
SignatáriosFernando Henrique Cardoso e Francisco Dornelles

Quem pode fazer o Aprendiz Legal?

Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

Quanto ganha um Jovem Aprendiz que trabalha 4 horas?

O salário do Jovem Aprendiz pode ficar entre R$ 440,,30, sendo uma carga horária de 4 a 6 horas diárias respectivamente.

Quais empresas são aptas a receber o jovem aprendiz?

Um jovem aprendiz pode (e deve) ser aceito em qualquer tipo de empresa que tenha pelo menos 7 empregados. Esta quantia mínima está descrita no artigo 429 da CLT.

Porque você quer participar do programa Jovem Aprendiz?

Por meio do programa, os jovens podem ter mais facilidade em conseguir seu primeiro emprego. Além disso, as funções exercidas no cargo de jovem aprendiz são dadas por meio de treinamentos e cursos diversos, para que os mesmos sejam capacitados e tenham mais facilidade a encontrar a sua profissão.

Qual é o programa de aprendizagem legal?

  • Aprendiz Legal é um programa desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a organização social Gerar. Esse programa é baseado, sobretudo, na Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) , no decreto nº 5598/2005 e portarias que regulamentam os programas de aprendizagem no país.

Como participar do Aprendiz Legal?

  • Após participar do Aprendiz Legal, o jovem pode ser contratado como funcionário efetivo da empresa, alterando o prazo do contrato de trabalho para indeterminado.

Qual a importância do Aprendiz Legal?

  • A campanha do Aprendiz Legal destaca a importância do Aprendiz Legal no dia a dia do empresário. Realizado pela Fundação, o programa é implementado em parceria com o CIEE e a Gerar. A Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes.

Qual a história do Aprendiz Legal?

  • Com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e implementação da Gerar nos estados do Paraná e Santa Catarina, mais de 20 mil jovens já passaram pelo projeto ao longo dos 16 anos de história. Nosso objetivo é potencializar esses números e garantir que mais vidas sejam transformadas pelo Aprendiz Legal.